SCREENING DE CLAIMS PARA ATIVOS DE USO COSMÉTICO.

OLIVEIRA, Franciane de 1; SCHUCK, Desirée Cigaran3; WEBER, Saulo Henrique2;

Resumo

Introdução:O envelhecimento cutâneo, o qual é resultado do efeito cumulativo do envelhecimento cronológico e de fatores ambientais, tem sido o assunto de maior importância, tanto para a indústria cosmética, quanto para o próprio consumidor.

Objetivo:O presente projeto tem como objetivo o desenvolvimento de protocolo usando métodos alternativos para screening de ativos, focados em processos e vias com conhecida ação no envelhecimento da pele, reduzindo o tempo de lançamento de novos produtos eficientes para a prevenção e atenuação dos sinais de envelhecimento cutâneo, seja intrínseco ou extrínseco.

Metodologia:O atual projeto foi desenvolvido em três etapas: a pele 3D, a avaliação da citotoxicidade em pele 3D e avaliação da expressão gênica. As peles equivalentes foram preparadas seguindo o protocolo validado pelo Grupo Boticário. A citotoxicidade em pele 3D foi avaliada por meio do indicador Thiazolyl Blue Tretazolium Bromide. A avaliação da expressão gênica foi realizada através da extração de RNA das peles com o RNeasy Mini Kit e a transcrição reversa por meio do High Capacity cDNA Reverse Transcription Kit, seguida de PCR em Tempo Real através do sistema TaqMan. As reações foram realizadas em placas de 384 poços em triplicata técnica, e os resultados foram analisados através do 2-ddCt (fold change).

Resultados:A elaboração do protocolo para screening de claims é realizada em 3 etapas: screening de 40 genes relacionados a Claims de interesse da indústria cosmética; desenho experimental para 13 peles, levando em consideração controles, três ativos e triplicatas técnicas; e protocolo para expressão gênica.

Conclusões:A obtenção dos dados experimentais quanto ao protocolo proposto está em andamento, em função do atraso no recebimento de materiais. Em relação a uma análise qualitativa, o protocolo elaborado atendeu às diretrizes que regem um delineamento experimental, atendendo quanto as triplicatas exigidas, o número de peles necessário e o desenho experimental para a realização da qPCR. Houve uma otimização quanto ao número de peles proposto refletindo em menores custos para a instituição e menor tempo de execução.

Palavras-chave:Screening. Pele 3D. Expressão gênica. qPCR. Delineamento experimental.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador