IOTICK AS SERVICE - INTERNET OF THINGS AUTHT-TICKETS.

CAMPOS, André Traleski de 1; JUNIOR, Vilmar Abreu 3; SANTIN, Altair Olivo2;

Resumo

Introdução:A IoT (internet das coisas) está presente em diversas áreas, onde a segurança das informações se torna cada vez mais importantes. Porém, o dispositivo IoT é quase sempre um computador modesto que não consegue implementar todas as técnicas de segurança mais atuais. Assim, outros dispositivos fazem o papel de gateway para melhorar a segurança, mas este gateway pode se tornar o ponto de fragilidade da solução.

Objetivo:Este trabalho visa explorar as funcionalidades e o desempenho de uma solução de criptografia fim-a-fim para dispositivos IoT em Smart Grid.

Metodologia:Levando em conta que o teste do sistema previa vários dispositivos IoT foi realizado virtualização das máquinas para poder testar não só a utilização de mensagens multicast na rede, mas também avaliar a diferença de tempo em relação a quantidade de dispositivos conectados. Com a ferramenta Docker, foi desenvolvido todas as partes envolvidas no sistema: 3 servidores, 1 webserver e a máquina do dispositivo IoT. Tal máquina foi replicada na rede para medir o tempo das respostas e comprovar as funcionalidades do sistema. Em seguida foi implementado o dispositivo IoT dentro das limitações da arquitetura utilizando Contiki. Por final foi utilizado o simulador Cooja para medir o desempenho dos dispositivos, considerando as limitações do padrão IEEE 802.11.4 para comprovar a eficiência da solução.

Resultados:Foram desenvolvidos dois protótipos da solução: um que comprova a funcionalidade e outro que comprova o desempenho e adequação às limitações dos dispositivos IoT. Como idealizado inicialmente o protótipo funcional foi fácil de implementar pois a solução é um modelo que consegue ser desenvolvido utilizando várias tecnologias atuais da indústria. Já o protótipo de desempenho comprova que a solução se encaixa nas limitações do mundo IoT ainda mantendo um tempo de resposta adequado para a aplicação.

Conclusões:A solução se mostrou viável para utilização no mundo real, sem exigir mudanças nas tecnologias em uso, inclusive, e principalmente, em infraestrutura crítica. Outro aspecto importante de ressaltar é que esta solução inova ao integrar de maneira apropriada o mundo internet ao mundo IoT e seus protocolos. A solução de criptografia fim-a-fim e as melhorias nos protocolos de comunicação entre dispositivos de IoT trouxe inovação e competitividade para área.

Palavras-chave:Criptografia fim-a-fim. Single Sign-on em dispositivos IoT. Segurança em sistemas Smart Grid.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador