PLATAFORMA COLABORATIVA ENTRE O CIDADÃO E A COPEL: APLICANDO O CROWDSOURCING.

POMBEIRO, Davi Barreto 1; VALASKI, Joselaine2;

Introdução:Com o advento da tecnologia, novas formas de relação entre cliente e prestador de serviço surgiram e afetam diariamente a estrutura de empresas como um todo. Uma delas é o crowdsourcing, que busca aproximar o usuário do servidor, permitindo que ele execute funções específicas para a empresa em troca de recompensas.

Objetivo:O objetivo do projeto é o desenvolvimento de uma plataforma de integração do cidadão com a Copel onde os usuários podem fazer a monitoria da rede elétrica denunciando possíveis riscos as mesmas em troca de pontos da plataforma, que poderão ser utilizados posteriormente para trocar por recompensas que são definidas pela prestadora de serviços.

Metodologia:O projeto foi desenvolvido dentro das seguintes etapas: o estudo do conceito de crowdsourcing e de aplicações semelhantes à proposta com identificação de possíveis características a serem adicionadas ao projeto; identificação com a Copel dos problemas que poderiam ser resolvidos com o conceito de crowdsourcing, chegando ao tema de monitoramento da rede elétrica; levantamento dos requisitos funcionais e não funcionais previstos para atendimento da proposta; estudo das tecnologias mais adequadas para implementação e a escolha da tecnologia, optando pelo uso das plataformas mobile para os usuários e web para administradores; criação de protótipos descartáveis do sistema para validação e materialização da ideia; implementação computacional da plataforma tecnológica.

Resultados:O projeto foi finalizado com a confecção da plataforma, demonstrando de maneira satisfatória o uso do crowdsourcing em um problema real enfrentado pela Copel. É possível ver o funcionamento completo das funcionalidades principais do sistema trabalhando para resolver o problema proposto, sendo possível cadastrar um usuário na plataforma mobile, fazer uma denúncia de maneira rápida e simples e gerenciar as denúncias registradas através da plataforma web.

Conclusões:A plataforma desenvolvida nesse projeto pode trazer uma nova visão de como se dá a relação entre o cliente e a empresa para a Copel, assim como para qualquer empresa interessada em inovação e buscar novos meios de realizar o seu serviço. Ela não poderia servir como um produto para ser distribuído publicamente, mas pode servir de base para plataformas mais complexas e comerciais que tem o intuito de aplicar o crowdsourcing em suas funções.

Palavras-chave:Crowdsourcing. Copel. Colaboração. Serviços.