CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE MODELO DE EFICIÊNCIA OPERACIONAL DE RECARGA DE VEÍCULOS ELÉTRICOS.

ZIELINSKI, Victor Lampe 1; KAI, Dalton Alexandre2;

Resumo

Introdução:A poluição provocada no meio ambiente acarreta danos à saúde humana e de outros seres, pode gerar chuvas ácidas, o aumento do nível do mar, inundações das áreas litorâneas, desertificação de algumas regiões, comprometendo as terras agricultáveis e, consequentemente, interferir na produção de alimentos. Reduzir os efeitos das mudanças climáticas por meio da utilização dos carros elétricos é uma das propostas de várias pesquisas, mas como ocorrerá o abastecimento dos carros elétricos?

Objetivo:Este trabalho tem por objetivo realizar uma revisão de literatura sobre a operação de recarga de veículos elétricos, que permitirá levantar os critérios a serem considerados na elaboração da modelagem do sistema de controle de recarga para veículos elétricos, calcular a potência, a autonomia e o tempo em diversos cenários, a fim de definir o tipo de carregamento mais adequado a determinada situação.

Metodologia:Um estudo inicial sobre a recarga do veículo elétrico, definindo o escopo para o desenvolvimento do modelo matemático.

Resultados:Chegou-se a uma série de possibilidades para valores de consumo energético, capacidade da bateria dos veículos, tempo da recarga para cada tipo de carregador, autonomia adicionada que acabam por definir o modelo.

Conclusões:A partir do resultado do modelo, é possível inferir qual é o melhor tipo de carregador para as diferentes situações encontradas no mercado. O algoritmo gerado pode ser utilizado de diversas formas: nos aparelhos de recarga, nos computadores de bordo ou aparelhos multimídia dos veículos elétricos , em um aplicativo de celular, mas em todas as situações, permitindo um maior controle pelo usuário por meio das informações.

Palavras-chave:Veículos elétricos. Carregamento. Modelo matemático.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador