LEVANTAMENTO DE DESEMPENHO DE PAINEIS FOTOVOLTICOS INSTALADOS NA PUC VISANDO DIMENSIONAMENTO DE SISTEMAS E DESENVOLVIMENTO DE MICRO-INVERSOR.

VIEIRA, Marina Luísa de Souza Carrasco 1; VERASTEGUI, Thomaz Milton Navarro2;

Resumo

Introdução:A pesquisa de inovação tecnológica fez o monitoramento dos painéis fotovoltaicos da PUCPR e os dados foram analisados de modo que se construísse um padrão de dimensionamento fotovoltaico na região de Curitiba. Deu-se início também ao desenvolvimento do projeto elétrico de um micro-inversor on-grid.

Objetivo:Como objetivos elencamos o monitoramento do sistema fotovoltaico instalado na PUCPR durante o período de um ano, coletando dados de potência ativa, reativa, aparente e fator de potência para o dimensionamento de sistemas de geração fotovoltaica em Curitiba e o futuro desenvolvimento de um micro-inversor on-grid.

Metodologia:Inicialmente o projeto ateve-se ao embasamento teórico necessário para o desenvolvimento das próximas etapas, para isso utilizou-se bases de artigos científicos e acadêmicos, além da bibliografia disponível referente ao assunto. Em sequência organizou-se os dados obtidos diariamente dos painéis solares de modo que seja possível visualizar a geração por horas no dia, assim como dias nos meses e os meses em um ano. A partir desses dados foi possível realizar o dimensionamento de padrão fotovoltaico, em que tendo o consumo é possível determinar a quantia de painéis e inversores necessários. Por fim, iniciou-se o desenvolvimento do micro-inversor on-grid, realizando a parte de conversão CC-CA do circuito por meio da modulação PWM por um Arduino MEGA e um circuito de chaveamento de módulos IGBT.

Resultados:Os resultados podem ser divididos em três, em que o primeiro foi de uma rica bibliografia referente ao tema, em que além de iniciativas, leis e portarias referentes ao uso racional de energia obteve-se uma lista de novos produtos de instalações fotovoltaicas e as diretrizes do desenvolvimento do micro-inversor. O segundo resultado foi o padrão de dimensionamento de instalações fotovoltaicas na região de Curitiba, que possibilita saber qual a geração real de energia fotovoltaica na região, além de indicar painéis solares e inversores comerciais de acordo com a necessidade do usuário. Por último, desenvolveu-se o início da etapa de conversão CC-CA do micro-inversor on-grid.

Conclusões:O trabalho proporcionou o desenvolvimento de padrão de dimensionamento fotovoltaico para a região de Curitiba através do tratamentos dos dados provenientes do monitoramento da potência ativa, aparente, reativa e fator de potência dos painéis solares instalados na PUCPR. Além do padrão de desenvolvimento, se deu início ao projeto elétrico do micro-inversor on-grid a partir dos conhecimentos adquiridos na primeira etapa do projeto em que se realizou a pesquisa do estado da arte. Esta pesquisa também se mostra útil para trabalhos futuros relacionados a geração distribuída de energia elétrica, assim como os erros cometidos ao longo da construção do micro-inversor que irão auxiliar no desenvolvimento futuro desse equipamento.

Palavras-chave:Padrão fotovoltaico. Micro-inversor. Painéis solares. Conversão CC-CA.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador