Potencial probiótico de bactérias intestinais de peixes

SILVA, Natália Jeanegitz da 1; ADAGHINARI, Thays Fontana3; MADEIRA, Humberto Maciel França 2;

Resumo

Introdução:A carpa capim (Ctenopharingodon idella), da família Cyprinidae, é um peixe de água doce herbívoro, originário da China. Sua capacidade de degradar celulose da dieta é atribuída à microbiota presente em seu trato digestivo. A população microbiana presente no intestino pode ser importante fonte de bactérias celulolíticas a serem isoladas, caracterizadas para potencial utilização como probióticos, para, então, serem adicionadas à alimentação de animais recebendo maiores quantidades de fibra provenientes de fontes de baixo custo como forragens.

Objetivo:O objetivo deste plano de trabalho é o de isolar, sob condições aeróbias, bactérias de carpa capim com potencial probiótico a partir do conteúdo intestinal de carpa capim recebendo diferentes forragens em sua alimentação.

Metodologia:Para o isolamento e avaliação da produção extracelular de celulase das bactérias aeróbias intestinais de carpa capim, o conteúdo intestinal de peixes produzidos em cativeiro foi homogeneizado, diluído serialmente (10-1 a 10-?) e inoculado em placas contendo meio ágar nutriente, sob condições aeróbias, a 26o C e 37o C por até 96h. Foram preparadas triplicatas para cada animal. Colônias morfologicamente distintas foram re-inoculadas em ágar nutriente enriquecido com carboximetilcelulose (CMC) e, após o crescimento, foi realizada coloração com vermelho do Congo para identificação de zonas de clareamento características da degradação da CMC. Resultados e Discussão. Das 95 amostras testadas, 10 apresentaram resultado positivo para degradação de CMC.

Resultados:Das 95 amostras testadas, 10 apresentaram resultado positivo para degradação de CMC.

Conclusões:Testes de avaliação do potencial probiótico dos isolados estão sendo realizados, incluindo capacidade de sobrevivência a pH 2,0 e 2,5, tolerância a sais biliares, hidrofobicidade da superfície celular por meio de adesão ao xileno, auto agregação e resistência a antibióticos.

Palavras-chave:Ctenopharyngodon idella. Fibra. Atividade celulolítica.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador