AVALIAÇÃO CLÍNICA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO DE EQUINOS: DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO.

SANTI, Thasla de Freitas 1; CARVALHO, Deborah Ribeiro 3; DEITOS, Joan Emilio 3; BARUSSI, Fernanda Cristina Mendes 3; BASTOS, Fernanda Zettel 3; JÚNIOR, Pedro Vicente Michelotto2;

Introdução:O Brasil possui aproximadamente 5,8 milhões de equinos, a maior parte dos animais é destinado ao trabalho ou, esporte e lazer. Faz-se necessário manutenção clínica desses animais referente ao exame preventivo, derivado do exame clínico básico. O exame clínico, por sua vez, é fundamental para orientar a conduta clínica, uma vez que temos algumas questões relacionadas aos desafios diagnósticos e à dificuldade de prescrição terapêutica, principalmente quando relacionado ao sistema respiratório, por ter sinais clínicos que são comuns a diferentes doenças respiratórias. Para que possamos realizar o exame clínico adequado, a ficha clínica é um documento de direcionamento e registro de cada paciente, que serve para o armazenamento de todas as informações clínicas, ambientais, nutricionais e histórico do paciente em questão. Com a evolução tecnológica, os equipamentos mobiles tornaram-se uma importante ferramenta para profissionais de todas as áreas, incluindo os médicos veterinários, podendo registrar fotos, fazer pesquisas e enviar dados, mesmo estando a campo.

Objetivo:A partir da necessidade do uso da ficha clínica, aliada à tecnologia disponível, objetivou-se o desenvolvimento de um aplicativo que une esses dois pontos, a fim de facilitar a rotina clínica dos médicos veterinários de equinos na investigação de doenças do sistema respiratório.

Metodologia:Projeto aprovado pelos Comitês de Ética em Pesquisa (parecer 3.271.277), e no Uso de Animais (parecer 01629), da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. O aplicativo está sendo desenvolvido em parceria entre os Programas de Pós-Graduação em Ciência Animal e em Tecnologia em Saúde da PUCPR. Se está utilizando o framework IONIC versão 4, uma vez que é possível aplica-lo tanto para smartphones com sistema operacional Android (Google) quanto iOS (Apple). Durante o desenvolvimento do aplicativo notou-se a necessidade da adequação ficha clínica até então em uso, para se tornar ágil e eficiente; para que contemplasse as necessidades do aplicativo, esta ficha será avaliada por 13 veterinários por meio de um questionário básico de cinco perguntas, para que possa, então, ser implementada no app, e posteriormente validada por número maior de profissionais. Em concomitância se realiza o levantamento bibliográfico para alimentar as diretrizes do aplicativo.

Resultados:Desta forma o aplicativo já possui telas iniciais de desenvolvimento, contemplando a parte inicial do exame clínico, que envolve cadastro inicial do Médico Veterinário e do paciente em questão, aferições de frequência cardíaca e respiratória, temperatura retal, tipo de alimentação e ambiente em qual o animal convive.

Conclusões:As etapas futuras consistem em continuar o levantamento bibliográfico em concomitância com o desenvolvimento do MVP, realizar a avaliação da ficha clínica remodelada, seguida pelos testes internos com o MVP, onde incluiríamos a investigação diagnóstica de alguns pacientes dos atendimentos clínicos na Fazenda Experimental Gralha Azul.

Palavras-chave:Aplicativo. Asma equina. Exame Clínico. Médico veterinário. Sistema respiratório.

3. Colaborador