MAPEAR O USO DE ANTIMICROBIANOS DE USO VETERINÁRIO NO ESTADO DO PARANÁ, CONSEQUENTEMENTE ESTIMAR O CONSUMO DESTES PRODUTOS DURANTE O PERÍODO DE 6 MESES.

THON, Bruno Machuca 1; ANATER, Amanda 3; PENA, Poliana Cristine de 3; LOPES, Jéssica Kayamori 3; PIMPÃO, Claudia Turra2;

Introdução:O Governo Brasileiro desenvolveu em 2018 o Plano Nacional de Ação (PNA) para combater a Resistência aos Antimicrobianos (RAM) sob uma perspectiva One Health. No Estado do Paraná foi estabelecido um convenio entre a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) para desenvolver conhecimento técnico e produzir embasamento científico para o desenvolvimento de políticas públicas para o combate da RAM no setor agropecuário.

Objetivo:O objetivo do presente projeto será de mapear e quantificar a movimentação comercial de antimicrobianos de uso veterinário no estado do Paraná durante um período de 6 meses.

Metodologia:Atualmente existem 2.267 (relatório anual da gerência de saúde animal da ADAPAR, 2016) estabelecimentos cadastrados junto a ADAPAR, os quais devem cumprir a exigências fornecidas pela portaria nº 198, e estes estabelecimentos serão analisados e selecionados de acordo com a divisão do Paraná em regiões administrativas estabelecidas pela ADAPAR. a região da qual os relatórios foram coletados e tabulados foi definida pela ADAPAR, pois é a região que julgam mais organizada e padronizada no preenchimento e envio dos relatórios. Os dados foram extraídos dos relatórios durante um período de 6 meses e organizados em planilhas eletrônicas para posterior análise estatística. Após a coleta e tabulação dos dados, será realizada uma estimativa de consumo, seguindo a metodologia utilizada pelo Department for Environment Food and Rural Affairs (Defra, 2014), utilizando massa (mg) total de antimicrobianos vendidos e considerando as classes de antimicrobianos.

Resultados:Como proposto no cronograma, até o presente momento foi realizada a revisão bibliográfica do assunto e a tabulação dos dados da região administrativa Pato Branco em planilha de Excel.

Conclusões:Além disso, até o presente momento parte do projeto de PIBIC Master (mobilidade internacional) foi realizado no DEFRA, mais especificamente no setor de Veterinary Medicines Directorate (VMD), localizado em Addlestone, Surrey, Inglaterra, onde o aluno trabalhou (até janeiro de 2019) juntamente com a equipe de resistência aos antimicrobianos.

Palavras-chave:Antibióticos. Bactérias. Resistencia aos Antimicrobianos. RAM.

3. Colaborador