ANÁLISE DA MORFOLOGIA RADICULAR EM RADIOGRAFIAS PERIAPICAIS DIGITAIS, TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE FEIXE CÔNICO E MICROTOMOGRAFIA - ESTUDO IN VITRO.

MARTINS, Jhony Ross Alves 1; WESTPHALEN, Vania Portela Ditzel2;

Resumo

Introdução:O complexo do sistema de canais radiculares (SCR) é um nicho para microrganismos patogênicos que devem ser eliminados ou reduzidos de maneira significativa durante o preparo químico-mecânico, propiciando condições favoráveis para o reparo perirradicular. Mesmo com o desenvolvimento de novas tecnologias, o profundo conhecimento da morfologia do SCR e suas variações anatômicas se fazem necessário, visto que um canal não identificado e, consequentemente, não tratado pode levar ao insucesso do tratamento endodôntico. Existem poucos estudos que descrevem a morfologia do SCR de incisivos, caninos e pré-molares inferiores usando a microCT e por isso a justificativa do presente trabalho.

Objetivo:O objetivo principal é avaliar a morfologia do sistema de canais radiculares (SCR) de Incisivos Centrais, Incisivos Laterais, Caninos, Primeiros e Segundos Pré-Molares, por meio da radiografia periapical digital, tomografia computadorizada de feixe cônico e microtomografia, sendo assim classificados de acordo com a morfologia proposta por Vertucci (1984), estudo esse considerado pioneiro, além de procurar evidências que possibilitem identificar as possíveis variações nos exames complementares de rotina, diminuindo assim a possibilidade de insucesso do tratamento endodôntico relacionado a anatomia desconhecida.

Metodologia:É um estudo transversal descritivo e a população será composta por 150 dentes sendo: 30 incisivos centrais inferiores, 30 incisivos laterais inferiores, 30 caninos inferiores, 30 primeiros pré-molares inferiores e 30 segundos pré-molares inferiores. Todos os dentes serão escaneados pelo microtomógrafo Skyscan, modelo 1172 (Bruker microCT, Bélgica). A reconstrução 3D será feita através de um computador em cluster ao qual permite a visualização não destrutiva de objetos de fina escala. Após o escaneamento, as imagens serão avaliadas no software NRecon, o qual permite a visualização dos dentes tridimensionalmente. Os dados então serão compilados em uma planilha do software excel e posteriormente analisados pelo software SPSS vol 23 realizando então uma análise descritiva e os resultados discutidos. Além disso, a amostra será submetida ao exame radiográfico periapical e tomográfico para análise dos resultados.

Resultados:Foram realizadas apenas as radiografias periapicais digitais e tomografias computadorizadas. Por meio dessa análise simples e comparando os resultados obtidos entre as duas avaliações já foi possível observar uma grande divergência na classificação final relacionada principalmente quanto a qualidade de imagem. Por fim, uma análise completa só será permitida após o retorno com as imagens da micro-ct, que é o padrão-ouro atualmente no conhecimento dessa anatomia. Assim, os resultados serão tabelados e analisados estatisticamente com os testes apropriados.

Conclusões:Mesmo com as limitações existentes do presente estudo, após finalizar a tabulação dos dados e resultados estatísticos, será possível o término da Dissertação (resultados, discussão e conclusão) uma vez que a qualificação está prevista para junho de 2020 e a defesa para julho de 2020.

Palavras-chave:Anatomia radicular. Radiografia periapical digital. Tomografia computadorizada de feixe cônico. Microtomografia.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador