PAISAGEM SEGURA: AVALIAÇÃO COMPARATIVA DE CIDADES NO CONTEXTO NACIONAL E INTERNACIONAL.

ABADE, Victor Augusto Bosquilia 1; REIS, Rodrigo Siqueira 3; HARDT, Carlos 3; HARDT, Letícia Peret Antunes2;

Resumo

Introdução:Diante da violência nas cidades brasileiras, com a insegurança afetando a sociedade como um todo, a pesquisa, em andamento, tem como problemática central a criminalidade crescente nas áreas urbanizadas e sua ocorrência espacial, com impactos generalizados sobre os cidadãos, especialmente os de singular de vulnerabilidade.

Objetivo:Nesse contexto, seu objetivo geral consiste em avaliar comparativamente duas realidades de trajetos urbanos de grupos sociais vulneráveis associados a percursos da violência, com vistas ao desenvolvimento de paisagens “seguras” no âmbito de políticas públicas para gestão democrática de cidades.

Metodologia:De caráter qualiquantitativo e de natureza aplicada, os procedimentos de investigação consistem na exploração e descrição de dados, bem como na discriminação, análise e síntese de resultados. Por meio de estudos de caso sobre São José dos Pinhais, Paraná, Brasil, e Saint Louis, Missouri, Estados Unidos da América, a progressão das atividades ocorre em oito etapas principais: descrição metodológica, fundamentação teórica-conceitual, seleção dos objetos de estudo, contextualização das áreas de análise, determinação dos trajetos urbanos, identificação da incidência criminal, estabelecimento dos percursos violentos, avaliação dos aspectos paisagístico-morfológicos e estruturação de subsídios ao planejamento e gestão.

Resultados:No relatório parcial anterior, foi apresentada a contextualização demográfica e histórica das duas cidades, enquanto no atual é realizado um pré-teste de discussão de métodos e técnicas de interpretação dos componentes da morfologia da paisagem. Os resultados correspondentes mostram a sua consolidação processual, sendo necessário o refinamento de detalhes de suas métricas.

Conclusões:Um fator importante a ser alterado é relativo aos pesos das notas por subcategoria, pois, apesar de o equilíbrio entre os valores ser adotado como abordagem inicial, cada uma tem influência diferenciada sobre a incidência de crimes. Portanto, é necessário distinguir e ajustar as classes segundo parâmetros de importância.

Palavras-chave:Paisagem urbana. Incidência criminal. Padrões morfológico-funcionais. Planejamento e gestão de cidades.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador