AVALIAÇÃO CLINICA E RADIOGRÁFICA DAS INTRUSÕES DENTÁRIAS REALIZADOS NA CLINICA DE ODONTOLOGIA DA PUCPR

CAEIRA, Winnie Carla1; WESTPHALEN, Vania Portela Ditzel2;

Resumo

Introdução:Intrusão é o traumatismo onde há o deslocamento do dente para dentro do álveolo, no sentido do longo eixo do dente. Este trauma apresenta sequelas severas e frequentes. Para evitar isso, diferentes condutas clínicas devem ser tomadas a fim aumentar a sobrevida do dente traumatizado. Além disso, devem ser realizadas proservações rigorosas.

Objetivo:O objetivo deste estudo foi avaliar clínica e radiograficamente as intrusões dentárias realizadas no Pronto Atendimento da Clínica de Odontologia da PUCPR. Também verificou-se a continuidade do tratamento destes pacientes na disciplina de Clínica Integrada de Traumatismo Dento-Alveolar do curso de Odontologia da PUCPR.

Metodologia:Foram avaliadas as fichas clínicas de pacientes que sofreram intrusão e foram atendidos no Pronto Atendimento da Clínica Odontológica da PUCPR, entre 2012 a 2018. A avaliação compreendeu a data da intrusão, etiologia, dente afetado, idade do paciente, radiografias do dente afetado, sintomas clínicos presentes e tipo de tratamento realizado. Os pacientes que continuaram seu tratamento na disciplina de Clínica Integrada de Traumatismo Dento-Alveolar no curso de Odontologia da PUCPR foram avaliados quanto à condição do dente na arcada dentária. A avaliação radiográfica foi realizada, comparando-se as radiografias iniciais com as de controle.

Resultados:Foram obtidos os dados de 31 pacientes que se apresentaram ao Pronto Atendimento da Clínica Odontológica da PUCPR no período analisado. O sexo mais prevalente foi o masculino. A faixa etária mais atingida foi abaixo de 10 anos idade. Observou-se que dentre os fatores etiológicos, o mais frequente foi queda de mesmo nível. E, dentre os pacientes, o percentual de reabsorção foi cerca de 16%.

Conclusões:A intrusão dentária é considerada como um dos traumas que menos acometem a população, porém que pode trazer ao dente sequelas severas. É de suma importância que haja a instrução dos pacientes para a conscientização da necessidade do tratamento e acompanhamento quando há ocorrência deste trauma.

Palavras-chave:Acompanhamento. Intrusão dentária. Trauma dentário. Reabsorção radicular

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador