AVALIAÇÃO CLINICA E RADIOGRÁFICA DAS EXTRUSÕES DENTÁRIOS REALIZADOS NA CLINICA DE ODONTOLOGIA DA PUCPR

SOUZA, Raphaela Del Carmen Campos Gonsalez de Paula1; WESTPHALEN, Vania Portela Ditzel2;

Resumo

Introdução:A extrusão dentária ou avulsão parcial consiste no deslocamento parcial do dente para fora do seu alvéolo. Quanto menor o intervalo de tempo entre o trauma e o atendimento, mais fácil será o reposicionamento do dente.

Objetivo:O objetivo deste estudo é avaliar clinica e radiograficamente as extrusões dentárias atendidas no Pronto Atendimento da Clínica de Odontologia da PUCPR. Também analisar a continuidade do tratamento destes pacientes na disciplina de Clínica Integrada de Traumatismo Dento-Alveolar no curso de Odontologia da PUCPR.

Metodologia:Foram avaliadas as fichas clínicas de pacientes que sofreram extrusão e foram atendidos no Pronto Atendimento da Clínica Odontológica da PUCPR, a partir de 2012 a 2018. A avaliação compreendeu a data da extrusão, etiologia, dente afetado, idade do paciente, radiografias do dente afetado, sintomas clínicos presentes e tipo de tratamento realizado. Os pacientes que continuaram seu tratamento na disciplina de Clínica Integrada de Traumatismo Dento-Alveolar no curso de Odontologia da PUCPR foram avaliados quanto à condição do dente na arcada dentária. A avaliação radiográfica foi realizada, comparando-se as radiografias iniciais com as de controle.

Resultados:Foram coletados dados de 38 pacientes que se apresentaram ao Pronto Atendimento da Clínica Odontológica da PUCPR no período analisado. O sexo mais prevalente foi o masculino. A faixa etária mais atingida foi entre 11 e 20 anos de idade. Observou-se que dentre os fatores etiológicos conhecidos, o mais frequente foram acidentes. E, dentre os dentes acometidos, o percentual de rizogenese completa foi cerca de 63%.

Conclusões:A extrusão dentária é considerada como um dos traumas recorrentes que acometem a população, e que se não tratada devidamente pode trazer ao dente sequelas severas. É importante também ressaltar como falta informação à população sobre condutas e cuidados em relação ao trauma até o seu momento de tratamento, o que poderia melhorar os resultados relatados e em também permitir um acompanhamento adequado aos casos deste trauma dentário.

Palavras-chave:Traumatismo dentário. Extrusão dentária. Acompanhamento

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador