TEORIA DAS CIDADES GLOBAIS NO BRASIL: ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL DE SEU ALCANCE E INFLUÊNCIA.

LOVO, Alana Figueira1; ULTRAMARI, Clovis2;

Introdução:Esta pesquisa busca analisar a circulação de ideias sobre cidades, com o foco para o termo “cidades globais”, na atual fase de globalização a qual, reconhece-se, apresenta novas questões para o seu debate. A cidade contemporânea deve ser pensada como parte de uma rede, analisando suas relações, múltiplas influências, hierarquias, centralidades e dependências. Esse projeto de pesquisa de iniciação científica busca então analisar a evolução desse termo, inserindo-o em uma narrativa conceitual nos estudos urbanos no Brasil e a relação do termo com a autora Saskia Sassen.

Objetivo:Dimensionar a força da discussão do termo no Brasil e entender sua receptividade em círculos acadêmicos, mídia e nas práticas urbanas, quantificando-a e classificando-a no escopo temporal adotado de 1991 a 2017.

Metodologia:Para a pesquisa sobre “Cidade Global”, inicialmente foi utilizado o Google Acadêmico, direcionando assim para outros sites, como: BDTD, (Ri-UFJF); SciELO e CAPES. Inicialmente, foram realizadas fichas resumos de dois autores: Mariana Fix e João Sette Whitaker – reconhecidos na discussão dessa temática -, para melhor compreensão da cidade global em âmbito nacional. Além de ficha leitura da autora Saskia Sassen, para entendimento do argumento central do conceito de Cidade Global, como análise dos jornais Folha de São Paulo e The New York Times.

Resultados:Com a realização das pesquisas, fichas resumos e análise do conceito, foi possível reproduzir tabulações, gráficos, diagramas que relacionassem o termo cidade global, procurando comparar, se aprofundar a partir das áreas acadêmicas (disciplinas) mais relevantes e autores com maior impacto nessa literatura, relacionando a evolução do tema cidades globais no Brasil.

Conclusões:É possível perceber na conclusão da pesquisa que o termo “cidade global” se relaciona imprescindivelmente com a autora Saskia Sassen e que os pesquisadores que estudam o termo explicitam esta relação frequentemente. No entanto, a relação do termo e do conceito aplicado no domínio nacional brasileiro apresentam particularidades em termos de como para cá é transferido, de tempo e de atualização se comparado com a forma em que tal termo é usado e discutido em outros países.

Palavras-chave: Cidades Globais. Saskia Sassen. Cidade Contemporânea. Estudos Urbanos. Globalização.