CONSTRUÇÃO DE ANÁLISE CRÍTICA DE OBRAS ESCOLHIDAS PARA COMPOR O REPOSITÓRIO SOBRE PARADIGMA DA COMPLEXIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE COMO SUPORTE PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

SANTOS, Pamela Gomes dos1; BEHRENS, Marilda Aparecida2;

Introdução:O presente relatório é resultado de uma pesquisa realizada sobre os livros disponíveis de Edgar Morin, em especial, que apresentem os construtos teóricos e práticos da visão complexa que possam auxiliar na formação pedagógica de professores. Esta pesquisa está ligada diretamente ao grupo PEFOP Paradigmas educacionais e formação de professores, no projeto “Paradigma da complexidade e transdisciplinaridade como pilares epistemológicos para geração de construtos, saberes e práticas na formação pedagógica dos professores”, coordenado por Profª. Drª. Marilda Aparecida Behrens.

Objetivo:O objetivo geral desta pesquisa foi analisar as obras que apresentam os construtos, saberes e práticas que possam atender ao paradigma da complexidade para auxiliar na formação de professores da educação básica. E os objetivos específicos: a) pesquisar livros que identifiquem a posição do autor, Edgar Morin sobre a visão complexa, transdisciplinar e transformadora que subsidie a formação pedagógica de professores; b) elaborar sínteses analíticas sobre os livros analisados; c) dispor as sínteses no repositório de complexidade, para compartilhamento no grupo de pesquisa PEFOP (paradigmas educacionais e formação de professores), dispostos no repositório sobre complexidade numa educação transformadora para formação pedagógica de professores universitários.

Metodologia:A pesquisa utilizada foi de abordagem Qualitativa. A pesquisa qualitativa se caracteriza por não se preocupar com representatividade numérica e sim com o aprofundamento da compreensão de um grupo social, uma organização, entre outros. Para dar início a pesquisa, num primeiro momento foram realizados estudos bibliográficos sobre a base teórica do projeto, com leituras e fichamentos de livros indicados pela professora orientadora para poder dar suporte à pesquisa. Os livros que foram selecionados na primeira etapa da realização do projeto estão listados no decorrer do texto em forma de tabela acompanhados de sínteses analíticas.

Resultados:Para realização desta pesquisa foram organizados as obras recomendadas e o início das leituras, realizadas reflexões e fichamentos do referencial teórico. Foram selecionadas 15 obras de Edgar Morin que tem relevância com a temática do paradigma da complexidade, foram organizados em forma de tabela os temas de cada capítulo dos livros. As temáticas tendem a despertar o leitor a conhecer a obra num todo, mas apresenta-se na síntese analítica o conteúdo geral do livro. O acesso as obras indicadas, pode auxiliar os professores que desejarem acolher uma visão da complexidade, em especial, por meio do site do grupo de pesquisa PEFOP www.pefop.com.br.

Conclusões:Buscou-se aqui auxiliar os professores na indicação de leituras para fundamentar a uma visão mais ampla, crítica e transformadora na docência. Estes docentes poderão acessar as sínteses por meio com os construtos, saberes e práticas apresentados nas obras escolhidas que atendem ao paradigma da complexidade, assim ler as sínteses analíticas, os títulos dos capítulos das obras e eleger os livros que são interessantes para subsidiar a sua mudança paradigmática da prática pedagógica.

Palavras-chave: Complexidade. Educação transformadora. Prática docente.