LEVANTAMENTO DOS CONTRUTOS E SABERES DA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA DE PAULO FREIRE PARA A ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.

OLIVEIRA, Emily de1; BEHRENS, Marilda Aparecida2;

Introdução:A presente pesquisa teve como objetivo analisar os construtos e saberes da educação transformadora de Paulo Freire para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a qual é uma modalidade que oportuniza o estudo para pessoas que não tiveram acesso a educação ou não concluiram seus estudos, a partir de uma pesquisa bibliográfica do tipo “estado da arte”, mapeando o banco de dados da plataforma Scielo entre os anos de 2013 a 2018.

Objetivo:A presente pesquisa teve como objetivo analisar os construtos e saberes da educação transformadora de Paulo Freire para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir de uma pesquisa bibliográfica do tipo “estado da arte”, mapeando o banco de dados da plataforma Scielo entre os anos de 2013 a 2018.

Metodologia:As pesquisas tipo estado da arte são importantes pois possibilitam que os pesquisadores tenham uma visão geral do que vem sendo produzido sobre suas temáticas de interesse o que lhes permite perceber a evolução das pesquisas na área, bem como suas características e foco, além de identificar as lacunas ainda existentes.

Resultados:Ao todo, foram selecionados 49 trabalhos e as temáticas que mais se destacaram envolvem: Educação de Jovens e Adultos, Educação Transformadora, Pedagogia Progressista. Como resultado, observamos que mesmo havendo um número significativo dos trabalhos abordando a EJA nos anos mencionados, faz-se necessário ampliar esse campo de investigação visando um maior aprofundamento da temática, difusão desse direito social e valorização dessa modalidade de ensino tão marcada pela secundarização, precariedade e descaso.

Conclusões:Ao todo, foram selecionados 49 trabalhos e as temáticas que mais se destacaram envolvem: Educação de Jovens e Adultos, Educação Transformadora, Pedagogia Progressista. Como resultado, observamos que mesmo havendo um número significativo dos trabalhos abordando a EJA nos anos mencionados, faz-se necessário ampliar esse campo de investigação visando um maior aprofundamento da temática, difusão desse direito social e valorização dessa modalidade de ensino tão marcada pela secundarização, precariedade e descaso.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Paulo Freire. Estado da arte.