AVALIAÇÃO DA INTERFERÊNCIA DO OLFATO E INGESTÃO ALIMENTAR NO DESENCADEAMENTO DE CRISE DE ENXAQUECA

GONÇALVES, João Paulo Bispo1; SANTOS, Fabiana Seifert 3; GARCIA, Ellen Cristine Duarte 3; FORNAZIERI, Marco Aurelio2;

Resumo

Introdução:Enxaqueca ou migrânea é uma condição caracterizada por cefaleia incapacitante associada a náuseas e vômitos, além de fotofobia e fonofobia classicamente. Diversos podem ser os gatilhos para a crise migranosa. Alimentos e odores são importantes desencadeantes. Apesar dos alimentos serem conhecidamente um fator gatilho para a cefaleia do tipo enxaqueca, não se sabe a importância do odor destes alimentos nessa crise.

Objetivo:Comparar o número de crises que pessoas expostas apenas ao odor do alimento desencadeiam com o número de crises que pessoas expostas ao odor e a ingestão ou apenas a ingestão do alimento desencadeiam.

Metodologia:O estudo foi modelado como grupo-controle, sendo dividido em 4 grupos: grupo controle: não recebeu o estímulo, grupo olfato: recebeu o estímulo olfatório apenas, grupo digestivo: ingeriu o alimento com isolamento do olfato, grupo ambos: recebeu ambos os estímulos. A resposta a pergunta da pesquisa foi feita comparando o número de crises em até 48 horas após os experimentos.

Resultados:Dos 7 participantes incluídos, 2 fizeram parte do grupo controle, dos quais 1 presentou crise, 2 participaram do grupo olfato apenas, dos quais 2 apresentaram crise, 1 participou do grupo digestivo apenas e não apresentou crise, 2 participaram do grupo ambos, dos quais 2 tiveram crise. Os resultados indicam uma importância protagonista do olfato na enxaqueca desencadeada por alimentos, já que as crises causadas pelo estimulo olfatório se assemelham às crises desencadeadas pelo consumo normal do alimento. A ausência de crise pelo estimulo digestivo isolado também corrobora com essa tese.

Conclusões:O olfato mostrou ter um papel fundamental no desenvolvimento da enxaqueca por alimentos, sendo um fator importante a ser avaliado pelo atendimento médico. Mais estudos com grupos maiores de pacientes devem ser feitos para confirmação dos achados. O recrutamento de pacientes nas condições estudadas é difícil, devendo ser levado em conta no planejamento de trabalhos futuros.

Palavras-chave:Exaqueca. Gatilho. Olfato. Alimentos

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador