INFLUÊNCIA DOS ASPECTOS BUCAIS E POLIMORFISMOS EM GENE RELACIONADO AO METABOLISMO ÓSSEO EM PACIENTES RENAIS CRÔNICOS

AMPESSAN, Eduarda Calil Vicente1; SOUZA, Cleber Machado de2;

Introdução:A doença renal crônica (DRC) é uma doença inflamatória progressiva na qual há destruição das unidades funcionais dos rins, os néfrons. A doença periodontal crônica (DP) ou periodontite crônica representa um grupo de doenças inflamatórias que afetam os tecidos de suporte dos dentes. A periodontite tem sido considerada uma complicação em diversas doenças sistêmicas, como é o caso da doença renal crônica (DRC), pois exacerba a inflamação crônica sistêmica associada às altas taxas de mortalidade desses pacientes. O gene do receptor da vitamina D (VDR) localiza-se no cromossomo 12 e possui mais de cem alterações na seqüência gênica, que geram formas variantes comuns na população conhecidas como polimorfismos. Em termos da presença de polimorfismos, foi realizada uma análise física, utilizando tag SNPs, que podem capturar a informação dos genes como um todo.

Objetivo:Investigar a associação entre a doença periodontal, aspectos demográficos, aspectos odontológicos, e 4 polimorfismos do tipo tag SNPs (rs12308082, rs12314197, rs12717991, rs1540339) no gene VDR com a suscetibilidade a doença renal crônica.

Metodologia:122 indivíduos dialíticos de ambos os sexos foram selecionados na Fundação PRÓ-RENAL, Curitiba/PR. Os marcadores no gene VDR foram escolhidos com base no International HapMap Project e genotipados pela técnica de PCR em tempo real.

Resultados:Observou-se diferença estatisticamente significativa nas análises univariadas entre as variáveis clínicas de base e as variáveis periodontais: idade (p=0,000), hipertensão (p=0,017) e frequência de visitas ao dentista (p=0,041). Nenhum dos polimorfismos do gene VDR mostrou significância estatística. A análise multivariada, feita por regressão logística, contemplou vários modelos. O modelo final com as variáveis significativas incluiu idade e média de fósforo sérico.

Conclusões:Os resultados da pesquisa demonstram a necessidade de continuar com a investigação sobre a associação entre polimorfismos no gene VDR e a condição bucal em pacientes renais crônicos. Deste modo, permite-se tentar buscar um melhor entendimento do peso associado à genética e a doença periodontal em uma doença complexa tal como a doença renal crônica.

Palavras-chave:Doença renal crônica. Doença periodontal. Polimorfismo genético. Gene VDR