PROJETOS DE E-WASTE, ESTRATÉGIAS E SERVIÇOS PÚBLICOS E RELAÇÕES COM CIDADE DIGITAL ESTRATÉGICA

THOMAZ, Marina Krauze1; REZENDE, Denis Alcides2;

Introdução:Os conglomerados de pessoas, no intuito de oferecer uma qualidade de vida diferenciada aos cidadãos, enfrentam constantemente desafios, dificuldades e dilemas por razões políticas, financeiras e econômicas, nas relações urbanas, rurais, ambientais, sociais, físico-territoriais, legais. Surge então a necessidade de gesto de diferentes insumos, dentre eles, os resíduos eletrônicos.

Objetivo:Identificar projetos de e-waste, estratégias e serviços públicos em cidades e suas relações com cidade digital estratégica.

Metodologia:A metodologia da pesquisa adotada consistiu na pesquisa bibliográfica, estudo de caso e análise de das relações entre os subprojetos de cidade digital estratégica. Os métodos científicos abordados para as fases da pesquisa determinaram-se pela pesquisa de natureza qualitativa por meio da leitura de artigos e livros, mediante protocolo de pesquisa e amostragem por acessibilidade ou conveniência e finalmente, a análise das relações de dois subprojetos de cidade digital estratégica.

Resultados:A partir do protocolo de pesquisa foi possível obter aproximadamente 161.000 (cento e sessenta e um mil) resultados de documentos para “Projeto de e-waste Curitiba” em um site de busca. Após o filtro nas ferramentas no site de busca, definiram-se apenas documentos na língua portuguesa em um intervalo entre os anos de 2018 e 2019, por conveniência e classificação por relevância. Por outro lado, com o filtro o número de resultados de documentos obtidos foi de 7.610 (sete mil seiscentos e dez). Ainda, por meio da operação aleatória foi possível selecionar documentos por meio do título, sendo identificados dois projetos de e-waste em Curitiba: E-Lixo e Recicla E-Waste. Foi possível observar que o Programa E-Lixo têm uma estratégia municipal de marketing, divulgação por meio das mídias com finalidades sociais para atingir maior número de cidadãos que possuam lixo eletrônico. O mesmo projeto detém do serviço público de meio ambiente, sendo este a coleta de lixo, que tem por objetivo atender as necessidades essenciais dos cidadãos de Curitiba. Por sua vez, o Projeto Recicla E-Waste não possui estratégia municipal e serviço público disponível por ser um projeto privado.

Conclusões:A conclusão reitera a identificação de projetos de e-waste, de estratégias e serviços públicos, bem como as relações com o conceito e os subprojetos de cidade digital estratégica. Os respectivos projetos e suas relações podem contribuir com qualidade vida dos cidadãos e com as decisões dos gestores públicos de Curitiba

Palavras-chave: E-waste. Estratégias. Serviços públicos. Cidade digital estratégica.