O SER HUMANO NA PERSPECTIVA DA RESPONSABILIDADE

SILVA, Itamar Marques da1; SOUZA, Waldir2;

Resumo

Introdução:Frente aos desafios das constantes mudanças no mundo atual, os modelos político-econômicos parecem insuficientes diante dos clamores da humanidade, talvez esses modelos ainda se pautem em éticas superadas. Portanto, se faz necessário refletir sobre o sentido da santidade cristã, bem como, repensar a responsabilidade no sentido de uma ética para o mundo atual.

Objetivo:Assim, o presente trabalho buscou compreender uma nova ética em vista da continuidade da vida humana em sua dignidade, bem como, responder as questões: Como promover a humanidade sem extrapolações? Quais são as delimitações a favor da vida? O que esperar da Teologia e da Bioética em relação às pessoas vulneráveis?

Metodologia:Partindo de tais questões, a pesquisa buscou um aprofundamento no conteúdo da Exortação Apostólica do Papa Francisco “Gaudete et exsultate” - Sobre a chamada à santidade no mundo atual, encontrando convergências com a obra de Hans Jonas. “O Princípio responsabilidade - Ensaio de uma ética para a civilização tecnológica”. Assim foi desenvolvida a leitura, pesquisa e análise, partindo da teologia e da bioética no contexto de suas interconexões sociais. Portanto, a pesquisa se deu por meio da metodologia dedutiva, qualitativa, descritiva e de revisão bibliográfica.

Resultados:Na perspectiva de convergência entre a ética da responsabilidade e a santidade cristã, compreende-se que estas são sinônimas. A vida dos cristãos conforme a exortação apostólica de Francisco, deve ser regida pela santidade, a qual pode ser alcançada e vivenciada na vida rotineira do Ser humano. A santidade implica em refletir nas consequências de qualquer atividade para a plenitude da vida humana em vista do Reino que vem e virá de modo definitivo. No mesmo sentido, em Hans Jonas, verifica-se a máxima: “tua ação deve permitir a perpetuação dos seres humanos no planeta, sendo essa a base da ética responsabilidade”.

Conclusões:Portanto concluiu-se que o que Francisco trata como santidade, é apontado por Jonas, como responsabilidade. Ambos propõem soluções para o mundo atual.

Palavras-chave:Santidade. Responsabilidade. Ética. Gaudete et exsultate. Ser humano

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador