AVALIAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE O TEMPO IDEAL DA ADMINISTRAÇÃO DE PROFILAXIA ANTIBIÓTICA E O RISCO DE INFECÇÃO DE SÍTIO CIRÚRGICO DAS FRATURAS ORTOPÉDICAS EM UM HOSPITAL DE CURITIBA

CONTRERA, Gabriela Gomes1; TUON, Felipe Francisco Bondan2;

Introdução:A infecção do sítio cirúrgico é uma das mais frequentes causas de infecção hospitalar, a qual é responsável pelo aumento dos gastos assistenciais e da morbimortalidade do paciente acometi-do. Nesse contexto, a profilaxia com antibióticos selecionados e dentro do tempo correto pode diminuir substancialmente esses índices. O problema apontado por diversos autores consiste justamente no tempo adequado para administração da droga, o qual pode ser realizado em um momento não otimizado e a profilaxia pode perder seu valor.

Objetivo:Avaliar a incidência de infecção de sítio cirúrgico em cirurgias ortopédicas e correlacionar com o tempo ideal da administração da profilaxia. Dessa forma, estabelecer o momento mais adequado para iniciar a profilaxia antibiótica.

Metodologia:Foram observados em um período de 1 ano e 2 meses todos os pacientes maiores de 18 anos do Serviço Ortopedia e Traumatologia submetidos a cirurgia com profilaxia por meio de cefazolina 2 gramas que desenvolveram infecção do sítio cirúrgico. O tempo considerado ótimo para administração da cefazolina - neste estudo - foi de 30 min antes da incisão. Todas as análises estatísticas serão realizadas utilizando o SPSS 23.0. Os valores de P serão calculados usando o teste do qui-quadrado ou o teste exato de Fisher para variáveis categóricas e o teste t de Student ou teste de soma de postos de Wilcoxon para variáveis contínuas.

Resultados:A incidência de infecção de sítio cirúrgico nos pacientes submetidos a cirurgias ortopédicas foi de 1,2% (54 pacientes). Foram isolados por meio de cultura 14 microorganismos diferentes.

Conclusões:Ainda não é possível estabelecer o tempo ótimo para realização da profilaxia antibiótica. Porém, já é estabelecida a importância da profilaxia, pois ela reduz significativamente as taxas de infecção de sítio cirúrgico. O refinamento dos dados e a análise estatística ainda encontram-se em construção, pois o intuito é gerar dados clínicos mais robustos com respaldo estatístico.Esse estudo busca continuar a busca pelo conhecimento do intervalo de tempo ideal para administração da profilaxia antibiótica em cirurgias ortopédicas com o intuito de alterar desfechos clínicos desfavoráveis e implementar um ambiente hospitalar mais seguro para seus pacientes.

Palavras-chave:Infecção de sítio cirúrgico. infecção hospitalar. antibiótico profilaxia