LEVANTAMENTO E CATALOGAÇÃO DE FONTES HISTÓRICAS: ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR – JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO – 1937-1945

AMORIM, Maria Clara Pereira Barreto1; PILLA, Maria Cecilia Barreto Amorim2;

Introdução:No Brasil as preocupações em alimentar braços para o trabalho já vem desde o período colonial. Ações efetivas por meio de políticas públicas nesse sentido, no entanto, só se fizeram mais presentes a partir da primeira década do século XX, quando o Estado brasileiro passa mais e mais a reconhecer os problemas de saúde pública relacionando-os à fome e à desnutrição. A partir dessa premissa é que este projeto desenvolve, a partir das questões da Segurança e da Soberania Alimentar, os temas relacionados à saúde e alimentação do trabalhador, a partir de abordagens sociais, históricas e culturais no contexto do Estado Novo de Vargas compreendido entre os anos de 1937-1945.

Objetivo:Compreender a construção sócio-histórico-cultural do papel do alimento em relação à Segurança e à Soberania alimentar e a construção de paradigmas de saúde para o trabalhador brasileiro através do levantamento e sistematização de fontes primárias, contidas no jornal O Estado de São Paulo de 1937-1945.

Metodologia:A pesquisa utilizou o método bibliográfico para a realização do levantamento de ocorrências relacionadas ao tema “’alimentação do trabalhador” dos periódicos publicados pelo jornal O Estado de São Paulo que se encontram digitalizados e disponíveis no acervo de seu site. Foram registradas informações relevantes das edições analisadas e utilizadas figuras e tabelas para melhor compreensão dos dados discutidos.

Resultados:O total de ocorrências no período foi de 66 textos jornalísticos incluindo notícias, reportagens e editoriais. Os estudos feitos ao longo das duas etapas e a comparação dos dados apresentados na sistematização de fontes, proporcionaram a realização de alguns apontamentos sobre o controle do Estado e as preocupações em alimentar o trabalhador e assim aprimorar a qualidade do seu trabalho, especialmente em relação à sua produtividade.

Conclusões:Os resultados, sistematizados e organizados em figuras e tabelas, trouxeram dados que possibilitaram uma visão crítica do tema “alimentação do trabalhador”. Notou-se o crescimento das preocupações com a qualidade nutricional da alimentação do trabalhador por parte do Estado que, por meio de Políticas Públicas, promoveu mecanismos que proporcionassem meios para melhor alimentar os trabalhadores que engrandeceriam a Nação.

Palavras-chave: Alimentação. Trabalhador. Periódicos.