LEVANTAMENTO E CATALOGAÇÃO DE FONTES HISTÓRICAS: SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE CURITIBA (1971)

DOLCI, Nadezsda Eloídes1; PILLA, Maria Cecilia Barreto Amorim2;

Resumo

Introdução:A presente pesquisa trata da temática da alimentação e sua influência na saúde de enfermos, ao analisar gêneros alimentícios adquiridos no âmbito da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, PR.

Objetivo:Compreender a construção histórica, social e cultural do papel do alimento e sua relação com a soberania alimentar e a construção de paradigmas de saúde para um Brasil que se constrói sob os auspícios da civilização, utilizando-se da análise e preservação de fontes primárias (livros-caixa) com notas de compras de alimentos realizadas pelo hospital.

Metodologia:A pesquisa é bibliográfica orientada por um enfoque histórico e foi realizada diretamente com fontes primárias oriundas da própria Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, PR, permeada sempre por leituras relacionadas ao tema da alimentação em suas mais variadas vertentes de abordagem. Para a execução do trabalho físico da pesquisa com as fontes, os livros-caixa do hospital, foram separadas as folhas que continham as informações pertinentes. Após esse processo, ocorreu a análise de seu conteúdo, separando-se as folhas que possuíam informações sobre a compra de gêneros alimentícios ou também produtos utilizados na cozinha. As notas que apresentaram tais informações foram separadas, fotografadas e armazenadas em sistema de nuvem para consulta e detalhamento de seu conteúdo. As fontes físicas, após a pesquisa, foram armazenadas em pastas e ficam alocadas no Círculo de Estudos Bandeirantes. Os dados da pesquisa foram analisados e quantificados em planilha.

Resultados:A análise dos dados colhidos demonstrou que, dentro do recorte temporal estabelecido, qual seja o ano de 1971, a Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, então sob administração da Congregação das Irmãs de São José de Chambérry, dispunha de certa estabilidade financeira o que aparentemente permitia uma preocupação e uma execução de compras que permitisse uma dieta variada aos pacientes sob os cuidados do hospital.

Conclusões:Tem-se uma pesquisa muito rica e que pode ser abordada por distintas áreas sob os mais variados planos de discussão. Nota-se bastante potencial para uma incursão que opte por tratar das questões afetas mais especificamente ao tratamento psiquiátrico, considerando o tempo de existência e atuação do Hospital Nossa Senhora da Luz, sua administração religiosa e sua importância na evolução de alguns tratamentos para esse tipo de pacientes.

Palavras-chave: História da alimentação e saúde. Soberania alimentar. Alimentação e saúde. Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, PR.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador