LEVANTAMENTO E CATALOGAÇÃO DE FONTES HISTÓRICAS: SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE CURITIBA (1970)

PETERS, Matheus Moledo1; PILLA, Maria Cecilia Barreto Amorim2;

Resumo

Introdução:As Santas Casas de Misericórdia ocuparam um papel muito importante no que diz respeito à assistência institucional prestada por leigos. O Hospital da Misericórdia teve, foi inaugurado em 1880 na praça Rui Barbosa de Curitiba, PR. A instituição acompanhou epidemias e dentro de seus leitos tratou de diversos enfermos recebendo o auxílio de todo o tipo de gente, de ricos a pobres. Resgatando os estudos de história da alimentação e soberania alimentar, o projeto se iniciou com o questionamento de quais alimentos entraram na instituição e como caracterizavam os pacientes. Para tal investigação, os dados das transações alimentícias nas notas fiscais foram levantados. Nesta nova etapa do projeto, foram analisados seis volumes dos livros caixas da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, PR.

Objetivo:Levantamento dos dados contidos nos livros caixas de 1970 da Santa Casa de Misericórdia do Paraná, sobre a movimentação de alimentos e comidas.

Metodologia:Uma vez por semana me dirigi até o Círculo de Estudos Bandeirantes para analisar os livro caixas de 1970, as fontes primárias. Os livros eram abertos com estilete e os miolos separados das capas. Feito isso, as notas fiscais eram analisadas e as que contivessem transações de produtos alimentícios eram fotografadas. Após o trabalho com as fontes eram armazenadas dentro de pastas onduladas. Os arquivos digitais eram armazenados no Google Drive. Quanto a análise dos dados digitais, foi realizada nos computadores da PUCPR e os dados extraídos das notas e organizados em planilhas do excel.

Resultados:Os resultados obtidos demonstraram muitas diferenças se comparados aos resultados provenientes dos livros caixa de 1969. Mais variedades de produtos começaram a ser adquiridos, porém as quantidades se mantiveram na média. Com a exceção de alguns casos, como a batata doce, em um dos livros foi registrado a compra de 11.055kg. a instituição não se importou de gastar mais para manter suas compras na mesma média do ano anterior, fato que pode ser relacionado com o “milagre” econômico que o Brasil passou no período de 1969 a 1973.

Conclusões:Os dados levantados provenientes da pesquisa foram armazenados, quanto a isso o projeto obteve grande sucesso, a comparação com os dados obtidos de 1969 levantaram questionamentos interessantes e se tornou pertinente examinar o contexto do Brasil durante o período para melhor compreensão. Quanto a alimentação hospitalar, foi posta em cheque pelos estudos na área de história da alimentação para refletir sobre a descaracterização dos pacientes e sobre quais eram os alimentos ingeridos e quais significados lhes eram atribuídos.

Palavras-chave: Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, PR. Alimentação e saúde. Soberania alimentar. Direitos Humanos. História da Alimentação.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador