O MODELO DO SCORECARD APLICADO NA ANÁLISE DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE RIOS URBANOS

SPENGLER, Bruno Antonio1; GARCIAS, Carlos Mello2;

Resumo

Introdução:Indicador é algo que nos conta o que está acontecendo ou o que está para acontecer, dessa forma os indicadores podem ser usados em diversas áreas como forma de análise e gestão de fenômenos. Além disso, as civilizações sempre optaram por instalarem-se próximas aos corpos hídricos, descartando seus dejetos no mesmo Sendo assim, o projeto visa selecionar indicadores, variáveis e parâmetros que possam ser aplicados em rios urbanos, dispondo o resultado de forma gráfica e numérica.

Objetivo:Objetivos: esta pesquisa tem por objetivo desenvolver um sistema de indicadores aplicado na análise das condições ambientais de rios urbanos baseado num Scorecard. Isto é, caracterizar e classificar rios urbanos de acordo com um questionário pontuado (Scorecard). Serão estudadas e selecionadas as melhores variáveis e parâmetros de ordem ambiental, social e econômica, a fim de obter de forma visual pelo sistema de indicadores Círculo Pleno de Atendimento; e quantitativa as situações dos diferentes rios urbanos.

Metodologia:Materiais e Método: Para realização do projeto, foram adotados diferentes momentos. No primeiro, instruiu-se por meio de livros e artigos acerca da temática envolvida. No segundo, procurou-se analisar o conteúdo obtido, dividindo o mesmo por grupos de afinidade, a fim de definir a estrutura do sistema proposto.

Resultados:Resultados: Parcialmente foram obtidos dez indicadores julgados como indispensáveis dentro do sistema de indicadores, sendo eles Vazão de Água Superficial (VAS); Capacidade de Autodepuração (CA); Poluição Difusa (PD); Impermeabilização da Superfície (IS); Incidência de Resíduos Flutuantes nos Rios (IRFR); Quantidade de Resíduos Reciclados (QRR); Investimento e Despesas na Preservação Ambiental de Sistemas de Água Doce (IDPA); Taxa de Analfabetismo (TA); Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); População Atendida por Rede de Esgoto (PRE). Posteriormente notou-se a necessidade de estruturar os mesmos dentro de grandes grupos, sendo eles: meio ambiente inalterado, meio ambiente alterado, meio econômico e meio social/antrópico.

Conclusões:Considerações Finais: Notou-se ao longo do desenvolvimento do projeto que desenvolver um sistema de indicadores não consiste em apenas buscar pelos mais diversos tipos de indicadores existentes na literatura, mas sim em organizá-los de maneira representativa e eficiente, analisando uma realidade com uma divisão correta de ponderação entre diferentes meios.

Palavras-chave:Indicadores. Scorecard. Sustentabilidade. Meio ambiente. Desenvolvimento

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador