PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: QUAIS INDICAÇÕES DOS COORDENADORES DOS CURSOS DE LICENCIATURA

XAVES, Valéria Rocha1; ROMANOWSKI, Joana Paulin2;

Introdução:A formação e a profissionalização de professores no Brasil, reiteradamente, constituem-se objeto de inúmeras pesquisas na área de educação, preocupação constante das políticas públicas, programas, planos de Governo e das reformas educacionais. Esta pesquisa focaliza os processos de formação em cursos de licenciatura.

Objetivo:A pergunta principal: quais são os processos de formação privilegiados nos cursos de licenciatura? O objetivo geral: Compreender como se constituem os processos de formação de professores da educação básica, de modo a apontar a composição, finalidades e método desses processos e sua relação com desenvolvimento profissional docente, contribuindo com as discussões no campo da formação do professor. Objetivos específicos: compreender como os coordenadores de cursos de licenciatura expressam os processos de formação de professores desenvolvidos nesses cursos; ampliar os conhecimentos sobre concepções de formação de professores indicados nos referenciais do campo de formação docente.

Metodologia:A metodologia de abordagem qualitativa envolveu dois momentos: revisão de literatura e coleta de dados. A coleta foi feita com questionário respondidos por coordenadores de cursos de licenciatura empregando o ambiente da plataforma Google Forms. Foram enviados questionários a todos os coordenadores de cursos de licenciatura da PUCPR. Responderam ao questionário 3 coordenadores de cursos de licenciatura.

Resultados:A análise de dados realizada por análise de conteúdo com base em Bardin (2010). Dos dados coletados destaca-se que processos incluem a reflexão e a pesquisa a formação realizada nos cursos. A integração entre teoria (disciplinas de formação específica do curso) e prática (estágio obrigatório, não obrigatório), a participação em programas voltados à docência (PIBID e Residência Pedagógica) e a reflexão sobre a prática docente, são processos realizados nos cursos.

Conclusões:A reformulação dos cursos de licenciatura aponta para avanços como: metodologias ativas, realização de pesquisa, aprendizagem e formação considerando a reflexão na elaboração dos conhecimentos da docência, é possível indicar que há muito a melhorar nos cursos de licenciatura.

Palavras-chave: Formação de professores. Cursos de licenciatura. Relação Universidade e Escola. Reformulação das licenciaturas. Processos de formação docente.