FATORES ASSOCIADOS À OCUPAÇÃO URBANA NOS RECURSOS HÍDRICOS DE BACIAS URBANAS QUE RESULTAM NO AUMENTO DO CAUDAL À JUSANTE

LACAPE, Matias Sugranes1; GARCIAS, Carlos Mello2;

Resumo

Introdução:O presente relatório foi desenvolvido como uma tentativa de explicar e contextualizar a problemática da Drenagem Urbana nas urbes brasileiras, analisado como um sistema de variáveis ou fatores que associados à ocupação urbana resultam no aumento do caudal à jusante na bacia como um todo.

Objetivo:O objetivo geral, identificar a influência dos fatores que causam o aumento do caudal à jusante nos recursos hídricos de bacias urbanas.Os objetivos específicos são determinar os fatores a serem avaliados; avaliar o nível de interferência de cada fator que resulta no aumento do caudal à jusante nos recursos hídricos de bacias urbanas; construir um modelo que permita a análises das enchentes urbanas baseado nos fatores que causam o aumento do caudal à jusante nos recursos hídricos de bacias urbanas; propor soluções específicas e integradas para cada fator de maneira isolada e como parte de um todo na problemática das enchentes urbanas.

Metodologia:A fundamentação teórica ou revisão de literatura foi feita com base em artigos publicados na internet, dissertações e teses de mestrado, documentos e relatórios técnicos de órgãos estaduais e nacionais, também livros onde foram pesquisados os temas da pesquisa (Enchentes Urbanas e Fatores Associados à Ocupação Urbana que resultam no Aumento do Caudal à Jusante).

Resultados:Foi desenvolvido um modelo de análises das enchentes urbanas, integrando as funções hidrológicas de uma bacia (captação, armazenagem e descarga) junto com as variáveis do dimensionamento de um sistema de drenagem que são pertinentes devido à inter-relação com as variáveis que aumentam o caudal à jusante. Também técnicas da drenagem sustentável foram pesquisadas com o intuito do combate às enchentes urbanas, sendo incorporadas ao modelo.

Conclusões:O modelo facilita a comparação de um sistema de drenagem e sugere linhas de ação para atingir a sustentabilidade no sistema. Assim como sugere cálculos, próprios do dimensionamento do sistema de drenagem, para o estudo das variáveis pesquisadas.

Palavras-chave:Enchente urbana. Drenagem. Sustentabilidade.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador