FILMES DE ANIMAÇÃO EM SUPER8 EM CURITIBA NOS ANOS 70

LANGNER, Stefany Souza1; BINI, Fernando Antonio Fontoura2;

Introdução:Levantada a importância do movimento Super8 como sendo um dos pioneiros do cenário audiovisual paranaense, ficou registrado o papel importante de um grupo de irmãos que viria a fazer carreira em cinema de animação até os anos 90: o grupo de cinema conhecido como “Irmãos Wagner”. Inicialmente fazendo experimentações com acetato e colagem e depois abordando elementos culturais da época, tornaram-se pioneiros em animação paranaense.

Objetivo:Na escassez de registros completos acerca da história do audiovisual no Paraná, o objetivo desta pesquisa foi resgatar essas origens por meio da obtenção de dados e a criação de acervo acadêmico de alguns dos filmes da época.

Metodologia:A revisão da literatura e o levantamento de dados feitos a partir do contato com os nomes envolvidos no projeto foram os procedimentos seguidos. A revisão da literatura foi realizada individualmente. Por meio dela percebeu-se a importância do resgate histórico do audiovisual paranaense e as animações em Super8, bem como os nomes participantes na década de 70 em Curitiba. A partir desses nomes foram feitos mapeamentos de quem faria uma adição relevante ao projeto.

Resultados:Os Irmãos Wagner chamavam bastante atenção pois, segundo relatos do professor, suas produções eram únicas e surpreendentes para a época, principalmente pela técnica e pela idade do grupo, bastante jovens na época. Foi possível o contato com os trabalhos dos Wagner, desde suas inspirações, técnicas utilizadas e participações em festivais até a obtenção de uma coletânea cedida pelos próprios para disponibilidade da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Também ficou registrado o trabalho de Luiz Antônio Guinski e Luiz Carlos Rettamozo.

Conclusões:Lamentavelmente não foi possível ter um contato e registro do trabalho do Senhor José Henrique Castro Alves, que seria um predecessor ao dos Wagner, contribuindo ativamente na área de animação, sobretudo as publicitárias, trabalhando profissionalmente com animação e desenho animado, mas já na bitola de 16 mm.

Palavras-chave: Animação paranaense. Animação em Super8. Audiovisual paranaense. Irmãos Wagner.