BLOCKCHAIN EM SISTEMAS CIBER-FÍSICOS

PINTO, Bianca de Lima1; JUNIOR, Vilmar Abreu2;

Resumo

Introdução:A blockchain, ou cadeia de blocos, é uma abordagem de controle de transações descentralizada, ou seja, cada nó se torna autoridade na verificação dessas transações, se mostrando uma camada de proteção de acesso aos dados muito mais eficaz. Na maioria das abordagens atuais, verificou-se que o tratamento de dados sensíveis se faz através de um único nó, responsável por averiguar e validar todo o processo em que uma transação está em vigor. O fato é que isso pode comprometer gravemente a integridade dos dados trafegados, bem como o armazenamento de logs que podem ser auditados, caso esse nó venha a falhar, por quaisquer circunstâncias.

Objetivo:O objetivo desta pesquisa é fornecer uma alternativa mais eficiente para gerar e armazenar logs através do uso de uma blockchain, visto que, por ser formada por vários nós dentro de uma única rede, cada nó possui uma cópia total de todos os dados trafegados de modo a assegurar sua integridade por toda a extensão desta rede em uma eventual falha de um desses nós. Essa integridade é corroborada por um código único que identifica cada transação, inviabilizando qualquer modificação externa à blockchain, como por exemplo, ciber-ataques a vulnerabilidades no sistema.

Metodologia:Levantamentos bibliográficos e a implementação de um cenário de simulação foram empregados para legitimar essas afirmações onde foi construída uma aplicação que se conecta à blockchain, de maneira descentralizada, gerando logs de auditoria ao final de cada transação. A implementação do protótipo é baseada em padrões e ferramentas amplamente adotadas no mercado. Todos os registros gerados pela aplicação foram armazenados na blockchain.

Resultados:Com isso, pôde-se comprovar a eficácia na segurança para armazenar e verificar os registros de informações de maneira descentralizada.

Conclusões:Isso deixa claro a importância de novos estudos serem focados neste tipo de abordagem quando se trata de informações com alto grau de sensibilidade como é o caso de sistemas ciber físicos.

Palavras-chave:blockchain. auditoria. sistemas ciber físicos

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador