SISTEMA DE ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA FUNCIONAL PARA CONTROLE DA ARTICULAÇÃO DE JOELHO EM UMA PRÓTESE NEURAL HÍBRIDA

KURCHCHOFF, Rebeca Ribeiro1; NOHAMA, Percy2;

Resumo

Introdução:A perda da capacidade de locomoção causada por lesão medular, acidente vascular cerebral, traumatismo crânio-encefálico, entre outros, é um problema difícil de ser enfrentado; porém, a estimulação elétrica funcional (FES) tem por objetivo diminuir os impactos causados por este problema, pois procura reproduzir os impulsos nervosos naturais por meio da aplicação de pulsos de corrente elétrica.

Objetivo:Desenvolver uma prótese neural para membros inferiores visando a associação de um estimulador elétrico funcional com uma órtese ativa.

Metodologia:Efetuou-se pesquisa bibliográfica sobre sistemas FES, estudando cada problema enfrentado na construção dos mesmos com o intuito de contorná-los. Decidiu-se que o sistema seria desenvolvido na Plataforma Labview, por oferecer programação gráfica, pois facilita o uso por pessoas não familiarizadas com linguagens de programação convencionais (C/C++). Projetou-se um circuito de saída baseado em pesquisas feitas e problemas enfrentados em outros sistemas FES já projetados.

Resultados:Para os testes com o Labview, foram usadas tensões entre 0 a 10 V, pois a placa de aquisição utilizada não fornece mais que 10 V. Os sinais gerados foram anteriormente simulados num osciloscópio virtual no próprio software Labview, e logo após submetidos a um osciloscópio real. A interface desenvolvida no software Labview permite que o usuário, defina a frequência dos pulsos e do burst, como também o duty cycle dos mesmos, tornando possível a geração de diferentes padrões de estimulação.

Conclusões:A partir da seleção de tecnologias eletrônicas eficientes e de baixo consumo para a construção de um sistema de FES multicanal, foi possível projetar uma grande parte do sistema de estimulação elétrica funcional de quatro canais para a articulação do joelho, tanto na Plataforma Labview quanto no projeto eletrônico do circuito de saída. Os métodos usados neste projeto poderão contribuir de maneira positiva para futuros estudos relacionados a estimulação elétrica, visto que o uso da interface gráfica em Labview proporciona ao usuário facilidade para configurar os parâmetros desejados e gerar formas de ondas específicas para evocar movimentos funcionais nos membros inferiores.

Palavras-chave:Estimulação elétrica funcional. Lesão medular. Membros inferiores. Labview

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador