SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DO HIDROXIACETATO DE ZN/CU INTERCALADO COM ÂNIONS TUNGSTATO: APLICAÇÃO COMO CATALISADORES PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL

BEGA, Ronaldo Ferreira1; COLOMBO, Kamila2;

Resumo

Introdução:Atualmente, a rota mais utilizada para produção de biodiesel é a transesterificação em meio homogêneo. Porém, no intuito de encontrar rotas mais eficientes, há uma grande busca por catalisadores heterogêneos pois facilitam o processo de separação dos produtos além de poder ser reutilizado. Dentre esses, destacam-se os compostos lamelares, uma classe de material pouco explorada.

Objetivo:Este projeto objetiva sintetizar e caracterizar um composto lamelar hidroxiacetato de zinco e cobre (HAZCu) da classe Hidróxissais Duplos Lamelares (HSDL) e avaliar sua atividade catalítica em reações de transesterificação metílica.

Metodologia:A síntese do catalisador foi realizada pelo método de hidrólise de óxido e sal reagindo óxido de zinco, nitrato de cobre e acetato de sódio e caracterizados mediante Difração de Raios X (DRX), Espectroscopia Vibracional na Região do Infravermelho (FTIR) e Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV-EDS). O catalisador foi testado com tratamento térmico em reações de transesterificação metílica com óleo de soja a 65 °C, tempo de reação de 6, 15 e 24 h, razão molar metanol/óleo de 15:1, 30:1 e 45:1 e concentração de catalisador de 5, 10 e 15%.

Resultados:Resultados do DRX e FTIR mostraram que houve formação do composto lamelar Hidroxiacetato de Zinco e Cobre (HAZCu) pertencente ao grupo HSDL apresentando distância basal de 9,41 Å indicando uma efetividade da síntese. Os resultados de rendimento (m/m) para o composto lamelar situam-se na faixa de 70-89%, consistente com resultados obtidos para outros compostos lamelares em condições operacionais semelhantes. As reações realizadas em 24 h apresentaram rendimentos inferiores em relação as de 6 h enquanto os catalisadores com maior razão molar metanol/óleo obtiveram maiores rendimentos. A concentração de catalisador não apresentou forte influência nos resultados.

Conclusões:Portanto, foi sintetizado um composto lamelar da classe HSDL, o qual apresentou rendimentos na ordem de 80% mostrando que o composto HAZCu apresenta boa atividade catalítica em reações de transesterificação metílica dentre os catalisadores heterogêneos.

Palavras-chave: Lamelares. Catalisador. Biodiesel. Hidroacetato. Hidroxissais.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador