OS PIONEIROS DO DESIGN PARANAENSE: ELEMENTOS PARAUMA HISTÓRIA DO DESIGN

SANTOS, Lohana Barbosa dos1; BINI, Fernando Antonio Fontoura2;

Introdução:Introdução: O presente estudo apresenta alguns dos profissionais considerados pioneiros do design no estado do Paraná, suas atuações e legados, além de processos e estilos que possibilitaram a criação de identidades para os rótulos da erva mate, que teve seu ciclo entre os séculos XIX e XX.

Objetivo:Objetivos: Progredir no levantamento sobre os pioneiros do design ainda anteriores à profissionalização, com a criação das primeiras escolas de Design no estado.

Metodologia:Materiais e Método: O estudo foi conduzido através de subsídio teórico, entrevistas gravadas, uma visita ao professor Ivens Fontoura, visitas ao Museu Paranaense, ao Palacete dos Leões e à Casa da Memória de Curitiba e outras conversas.

Resultados:Resultados: Constatou-se que no século XIX, em pleno ciclo da erva mate, o Paraná viu um crescimento da economia que criou uma demanda por profissionais que dessem identidade aos produtos vendidos dentro e fora do país. As oficinas tipográficas e litográficas viram a oportunidade de crescer e, aos poucos, aumentar a escala de produção. O processo de litografia foi o de maior importância neste período, contando com profissionais vindos, principalmente, da Espanha e da Alemanha. Mais adiante, a partir da década de 1960, os profissionais analisados e descritos tiveram grande importância para que o design chegasse ao que é hoje, trabalhando de forma contínua e influenciando os designers da próxima geração. O trabalho deles, somado à demanda por capacitação técnica e criativa, com a criação da Cidade Industrial de Curitiba, levou à criação dos cursos de Desenho Industrial da PUCPR e da UFPR. Estes, hoje, têm mais de 40 anos.

Conclusões:Considerações Finais: Do fim do século XIX até a metade da década de 1940, é possível analisar como os movimentos Art Nouveau e motivos mitológicos influenciaram a criação dos rótulos de erva mate no Paraná e que, se reunidos e analisados, contam esta história com riqueza de detalhes. A catalogação dos rótulos não foi possível, infelizmente, devido ao acesso restrito destes materiais. Quanto à análise dos profissionais da década de 1960 em diante, é possível concluir que, sem o trabalho deles, não teríamos o design como ele é hoje no estado.

Palavras-chave:Design. Pioneiros do design. Erva Mate. rótulos. Cursos de Design