SOFTWARE E HARDWARE PARA A GREEN FUSED FILAMENT FABRICATION 3D PLOTTER

MATTOS, Flavia Letícia de1; JUSTINO, Edson Jose Rodrigues2;

Resumo

Introdução:O presente trabalho relata o processo de desenvolvimento de uma plotter 3D intitulada Green Fused Filament 3D Plotter, um projeto de inovação que visa apresentar um novo equipamento para atender uma área do mercado de impressão 3D que ainda permanece em aberto. O projeto possui como característica principal o uso de material reciclável de diferentes fontes.

Objetivo:Os objetivos dessa pesquisa foi desenvolver uma Plotter 3D com a aplicação da metodologia DIY (Do It Yourself – Faça você mesmo), disponibilizar todos os materiais e etapas do projeto a partir de um repositório online (open-source) e aplicar na sua estrutura e na sua impressão materiais reciclados ou reutilizados (green).

Metodologia:O trabalho foi desenvolvido em duas frentes de trabalho, Software e Hardware. Software engloba todos os programas utilizados para desenvolver a placa controladora do equipamento e para realizar as modificações no programa principal, chamado Firmware. Hardware engloba todos os componentes eletrônicos, elétricos e mecânicos utilizados para construção da estrutura do equipamento e da placa controladora.

Resultados:Os resultados obtidos até o momento são promissores mas ainda precisam avançar, tendo em vista o fato de não ter sido finalizado o sistema de eixos da cabeça de impressão , afim de iniciar os primeiros testes de impressão de modelos 3D. Um outro desafio ainda a ser enfrentado será as dimensões da mesa aquecida, esta exigira um cuidado especial, uma vez que necessita se manter a temperatura homogênea em toda a superfície.

Conclusões:O projeto em questão tem sido um grande desafio e permitiu usar tanto conhecimento de eletrônica quanto de mecânica. Vencer cada etapa desse projeto tem sido muito motivador e repleto de novas experiências. Trata-se de um equipamento novo, que está em constante melhoria e com a principal pretensão de apresentar um equipamento funcional e aberto para todo o público da área acadêmica, e futuramente para o publico em geral.

Palavras-chave: Impressão 3D. Plotter. Hardware. Software.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador