MAPEAMENTO DO COMPORTAMENTO VERBAL EM CRIANÇAS COM DIFICULDADES EM HABILIDADES AVALIADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

SANTOS, Kathlen Camila dos1; GARCIA, Marcos Roberto2;

Introdução:A Análise do Comportamento Verbal se difere das teorias linguísticas estruturalistas por apresentar uma taxonomia funcional da linguagem, enfatizando a complexidade de relações de controle entre variáveis ambientais. O estudo empírico do Comportamento Verbal ainda é limitado. Estudos têm mostrado a relação entre os operantes verbais e habilidades relacionadas no desenvolvimento de habilidades acadêmicas e sociais. Tendo em vista a importância do desenvolvimento precoce de habilidades verbais em indivíduos, a avaliação dos operantes verbais e habilidades relacionadas podem ser úteis para o planejamento de uma intervenção eficaz para prevenir futuros problemas de aprendizagem. Além disso, profissionais da área da educação podem se beneficiar de conhecimentos provindos da Análise do Comportamento, principalmente no que diz respeito ao aspecto funcional da linguagem.

Objetivo:O objetivo principal do trabalho foi correlacionar as dificuldades em realizar atividades específicas exigidas pelo Centro de Educação Infantil com o repertório verbal de crianças, que estão na Educação Infantil. Os específicos foram mapear os operantes verbais das crianças avaliadas, mapear as barreiras para aquisição do comportamento verbal e relacionar os dados obtidos nos mapeamentos com as dificuldades de aprendizagem da criança.

Metodologia:Participaram da pesquisa cinco crianças que frequentavam um Centro de Educação Infantil (C.E.I.) da cidade de Londrina/PR e que apresentavam dificuldades em realizar atividades propostas pelas professoras. Para seleção de participantes foi utilizado um instrumento adaptado preenchido pelas professoras. O instrumento “The Verbal Milestones Assessment and Placement Program” (VB-MAPP – Sundberg, 2008) foi utilizado para avaliar os operantes verbais, habilidades relacionadas e Barreiras Comportamentais que impedem ou dificultam o desenvolvimento de habilidades verbais. A análise e dados foi realizada correlacionando as dificuldades escolares apresentadas por cada participante com o repertório verbal e a presença de barreiras comportamentais.

Resultados:Os resultados mostraram que os participantes apresentaram repertórios de Tato, Mando, Intraverbal e habilidades relacionadas abaixo do esperado para a idade e todos os participantes apresentaram barreiras comportamentais que podem dificultar o desenvolvimento de habilidades verbais. As dificuldades apontadas pelas professoras foram semelhantes as identificadas na avaliação de habilidades verbais e barreiras de aprendizagem do VB-MAPP. A análise dos resultados mostrou que as dificuldades em realizar atividades no C.E.I. podem estar relacionadas aos déficits em habilidades verbais e barreiras comportamentais, pois dificuldades semelhantes foram identificadas na avaliação de Marcos e Barreiras Comportamentais do VB-MAPP. Além disso, a aplicação do instrumento VB-MAPP se mostrou útil para o mapeamento do repertório verbal e habilidades relacionadas dos participantes em termos funcionais, conforme indica a literatura.

Conclusões:As dificuldades em realizar atividades no C.E.I. podem estar relacionadas aos déficits em habilidades verbais e barreiras comportamentais. Além disso, a aplicação do instrumento VB-MAPP se mostrou útil para o mapeamento do repertório verbal e habilidades relacionadas dos participantes em termos funcionais, conforme indica a literatura.

Palavras-chave: Comportamento Verbal. VB-MAPP. Barreiras Comportamentais. Dificuldades de aprendizagem.