ANÁLISE DE POLIMORFISMOS NO GENE LTB E SUA ASSOCIAÇÃO COM A DOENÇA PERIODONTAL CRÔNICA

MULEZINI, Giovana Frech1; PEREIRA, Thaís Munhoz2;

Resumo

Introdução:A linfotoxina ß é uma citocina atuante na cascata de eventos inflamatórios. A doença periodontal crônica, conhecida também como periodontite crônica (PC), é uma doença inflamatória multifatorial, que afeta os tecidos de proteção e sustentação do órgão dental. Entre os fatores de risco para a PC, dois parecem ser cruciais na sua patogênese: i) a presença de microrganismos e ii) a resposta do indivíduo frente a estes patógenos. Além disso, estima-se que a herdabilidade para esta doença seja de aproximadamente 50%. Dessa forma, há forte argumento em favor da influência genética na modulação do risco à PC.

Objetivo:Genotipar um polimorfismo do tipo tagSNP (rs3093553) do gene LTB (que codifica para a linfotoxina ß) e investigar sua associação com a periodontite crônica.

Metodologia:Nesse estudo caso-controle, 120 indivíduos foram analisados (62 controles e 58 casos), com média de idade de 39,9 ± 9,5 anos. O grupo caso caracterizou-se por pacientes apresentando perda de inserção clínica = 5 mm em pelo menos três dentes e em pelo menos dois quadrantes. O grupo controle foi formado por indivíduos sem sinais de periodontite, determinado pela ausência de perda de inserção clínica, e sem locais com profundidade de sondagem > 3 mm. O DNA foi extraído a partir de células do epitélio da mucosa jugal. O tagSNP do gene LTB foi analisado por PCR em tempo real (tecnologia TaqMan® Genotyping Master Mix). Análise estatística univariada foi realizada ao nível de significância de 5%.

Resultados:O tagSNP rs3093553 do gene LTB não se associou com a doença periodontal crônica nos três modelos genéticos testados (p>0,05). Também se observou que o alelo C desse marcador é raro na população avaliada.

Conclusões:Embora o polimorfismo estudado não tenha se associado com a PC, estudos envolvendo amostras maiores e outras populações são necessários para melhor elucidar o papel do gene LTB na fisiopatologia desta doença complexa.

Palavras-chave:Periodontite crônica. tagSNP. Linfotoxina ß. LTB

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador