MOBILIDADE VIGIADA: CARACTERÍSTICAS DA MOBILIDADE POR APLICATIVOS EM CURITIBA

SCHELIGA, Eduarda1; FEFERMAN, Daniel 3; FIRMINO, Rodrigo Jose2;

Introdução:Esta pesquisa tem como principal motivação a compreensão de como os serviços de mobilidade compartilhada com uso de aplicativos (do tipo Uber, 99Pop e Cabify) se apropriam do espaço urbano bem como identificar sua abrangência na oferta de serviços de mobilidade compartilhada e a influência sob o transporte público na cidade.

Objetivo:Caracterizar conceitualmente o uso de aplicativos para mobilidade, caracterizar o tipo de serviço oferecido por essas empresas, e identificar as características de transporte dos passageiros do BRT em seu último trecho percorrido do terminal até o destino final, e analisar as escolhas pelos diversos tipos de transporte para este último percurso, também conhecido como “Last Mile”.

Metodologia:Foram realizadas pesquisas em campo com aplicação de questionários em um importante terminal de Curitiba, terminal Portão, que possui 67.348 passageiros por dia. Os questionários tinham como objetivo saber de que maneira as pessoas vão do terminal até o destino final. Foram divididos em duas partes, contemplando dados demográficos e dos dados específicos, questionados sobre a frequência de uso do transporte público, número de dias da semana que utilizam, o meio de locomoção entre o terminal e o destino final, a razão de escolha do meio, distância e tempo do terminal até o destino.

Resultados:A partir dos questionários aplicados no terminal, foi possível obter os dados para análise. Observou-se que a maioria dos usuários do terminal são mulheres, com renda entre um e três salários mínimos e de idades diversas. Uma grande parte dos entrevistados opta pela caminhada como meio de transporte até o destino final, por causa da proximidade do terminal e pela comodidade. Muitos apresentaram o fator custo como norteador da escolha do meio de transporte até o destino final. Com isso, obteve-se um entrelaçamento de dados a fim de entender a influência que existe internamente.

Conclusões:O uso dos aplicativos de compartilhamento vem aumentando com o passar dos anos, e tendencialmente essa alternativa passa a ser um importante modo de transporte, já com forte presença na complementação dos serviços de transporte público.

Palavras-chave: Mobilidade Urbana. Economia de compartilhamento. BRT. Modais de Transporte.

3. Colaborador