DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UM JOGO DIGITAL PARA PERCEÇÃO DE RISCOS NO LAR

PONCINI, Cristoffer Rodrigues1; BITENCOURT, Rosimeire Sedrez2;

Introdução:A defesa civil é o organismo responsável pela atuação em prevenção, conscientização, resposta e recuperação sobre desastres que trazem danos humanos, ambientais ou material ao ecossistema (DEFESA CIVIL, 2009). Para tanto, ela se dedica a divulgar conhecimento sobre reconhecimento e prevenção de riscos. Jogos digitais se apresentam como forma para levar o conhecimento para crianças e jovens, que são público para capacitação da defesa civil. Um dos temas de relevância é a prevenção de acidentes no lar, pois segundo Wong (2005), dois terços de todos os acidentes com crianças dentro de casa poderiam ter sido evitados.

Objetivo:Assim, o objetivo deste trabalho é realizar o desenvolvimento de um game com base nos requisitos identificados com base na Cartilha “Defesa Civil no Lar”.

Metodologia:Para tanto, foi realizado uma revisão da literatura sobre o tema, e com a utilização dos softwares Construct 2®, Intel® XDK, cocoon.io® e Adobe® PhoneGap, foi desenvolvido um jogo denominado PREVLAR 2. Posteriormente, o jogo foi validado em Escola de educação infantil, com 20 alunos de turmas do segundo ao quinto ano, tendo entre 6 e 10 anos. Para avaliar o aprendizado, foram aplicados questionários e dinâmicas em grupo, e os resultados foram avaliados com a utilização de estatística descritiva e teste de hipótese.

Resultados:O jogo Prevlar 2 foi desenvolvido, e compreendeu ações de reconhecimento de risco e prevenção de acidentes no lar. A partir da validação, verificou-se com a análise das respostas ao questionário um ganho de aprendizado de 19% em relação ao conhecimento antes da realização da jogatina. Com a análise combinada entre questionário e desenhos, e a aplicação do teste de hipótese, verificou-se que o aprendizado real foi de 22%.

Conclusões:Conclui-se que este jogo sério foi eficaz no aprendizado sobre prevenção e reconhecimento de riscos, o que foi observado a partir de implementação do jogo como única fonte de conhecimento para tal fim. Observou-se que o conhecimento de prevenção de riscos é baixo, e recomenda-se a maior divulgação e desenvolvimento de jogos digitais como forma de educação, pois crianças demonstram interesse em jogos deste estilo, e são simples para assimilação do conhecimento de forma lúdica.

Palavras-chave: Iniciação científica. PUCPR. Acidentes no lar. Defesa civil. Jogos serios.