CONFECÇÃO DE UM JOGO ELETRÔNICO QUE PERMITA EFETUAR ANÁLISE FUNCIONAL DO COMPORTAMENTO HUMANO

PRADO, Walter Ricardo1; GARCIA, Marcos Roberto2;

Introdução:A análise funcional é uma ferramenta essencial para o analista do comportamento, entretanto desenvolver a habilidade de usar esta ferramenta nem sempre é uma tarefa fácil, muitos estudantes de psicologia possuem dificuldades em entender o conceito e de aplicá-lo na prática.

Objetivo:O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma ferramenta construída, que poderá auxiliar de forma pedagógica, a modelar e a manter a habilidade de realizar análise funcional em terapeutas iniciantes, e para isso foi desenvolvido um jogo virtual, que poderá contribuir na formação do jovem analista do comportamento, assim também como testar a efetividade da estratégia pedagógica.

Metodologia:Para a confecção do jogo, foi utilizado um computador notebook e softwares de modelagem, animação e programação. O jogo desenvolvido é pautado em um caso fictício e simula a interação entre terapeuta-cliente e o terapeuta-supervisor. O jogo foi testado com dez estudantes de psicologia, maiores de 18 anos, matriculados à partir do 5º período, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Campus Londrina e em outra faculdade da cidade.

Resultados:Foi possível observar por meio dos dados gerados, que estudantes que obtiveram entre pontuação, entre -20 e -11 pontos, no jogo não conseguiram realizar análises funcionais consistentes ou apontar de forma efetiva o comportamento clinicamente relevante do personagem do jogo. Participantes, que obtiveram pontuação entre +1 e +32 pontos, apontaram fatos importantes nas sessões fictícias, mas ainda assim não conseguiram construir um bom modelo causal do comportamento do cliente. E por fim, os estudantes que obtiveram pontuação acima de +45 pontos no jogo, construíram boas relações de causualidade, descrevendo variáveis antecedentes, consequentes e resposta do personagem, assim também como descrevendo.

Conclusões:A estratégia demonstrou-se efetiva em relação aos objetivos de aprendizagem, devido a relação diretamente proporcional entre a pontuação obtida pelos participantes e a construção de uma análise funcional e/ou apontamento clinicamente relevante do cliente.

Palavras-chave: Análise Funcional. Comportamentos Clinicamente Relevantes. Jogo Virtual.