O DIÁLOGO DE JESUS COM O HOMEM RICO ACERCA DO DESAPEGO DAS RIQUEZAS (LC 18,18-30)

SILVA, Samuel Bruno da1; PERONDI, Ildo2;

Resumo

Introdução:O trabalho em questão é uma análise de Lucas 18,19-31, em que é relatado o encontro de Jesus com um homem rico. No discurso, Jesus revela duas realidades. Primeira: os ricos encontram mais dificuldades em assumir a proposta do Reino de Deus porque não conseguem desapegar-se de seus bens. Segunda: que a vida eterna é dada a todo aquele que livremente repartir seus bens, promover a liberdade e a justiça e seguir Jesus.

Objetivo:Pretendemos com esse trabalho, à luz das falas de Jesus no diálogo, mostrar a dificuldade que o homem encontra em seu processo de conversão, no que tange, sobretudo, ao desapegar-se dos bens terrenos em vista de alcançar a vida eterna, que é a verdadeira riqueza.

Metodologia:Nossa pesquisa partiu da análise e compreensão do texto bíblico por meio da aplicação do método histórico-crítico. Esse método permitiu maior aprofundamento nos detalhes do texto bíblico, dando mais clareza, e também favoreceu o processo de hermenêutica do mesmo.

Resultados:A análise do texto demonstrou a eficácia da aplicabilidade e a atualidade do texto de Jesus ao contexto atual. A temática do seguimento de Jesus traz em si uma exigência fundamental: a opção preferencial pelos pobres. Jesus não exclui a Lei, desde que ela não limite o homem de praticar o que é bom para a dignidade de todos. No que tange ao acesso ao reino de Deus, este não está fechado para alguém. Ricos ou pobres todos são dignos mediante conversão da mentalidade. Os pobres pela sua vulnerabilidade são mais pré-dispostos à aceitação da realidade divina pois são mais indefesos. Aos ricos compete, abrir-se à novidade salvífica pela conversão, à promoção da justiça e a partilha dos bens materiais.

Conclusões:Além de propor uma reflexão acerca da influência do capitalismo e suas consequências sobre a humanidade, a temática, também acena uma atenção sobre a disparidade de classes e desigualdades sociais provocadas pelo acúmulo de bens a uns poucos.

Palavras-chave: Homem. Riquezas. Vida Eterna. Desapego. Pobres.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador