FALHAS EM ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO

LOPES, Jucemeire Marques1; MARCONCIN, Liliane do Rocio2;

Resumo

Introdução:O processo de concretagem é uma etapa da construção realizada em edificações de concreto armado e de concreto protendido. Suas etapas compreendem: o recebimento ou a produção do concreto em obra; o transporte até o local de sua utilização; o lançamento; o adensamento; o nivelamento; o acabamento e por fim, o processo de cura.

Objetivo:Nessas etapas podem ocorrer erros executivos e o presente trabalho estuda se tais erros podem ocasionar falhas nos elementos como vigas, pilares e lajes. Essas falhas são responsáveis por problemas estéticos e até mesmo estruturais mais graves nos elementos de sustentação de uma edificação.

Metodologia:Para isso, realiza-se uma pesquisa bibliográfica com autores especialistas em Patologias da Construção, área que estuda as manifestações patológicas e posteriormente uma pesquisa de campo é feita em obras da cidade de Curitiba, PR. As edificações selecionadas possuem mais de quatro pavimentos e alvará de construção emitidos no ano de 2018, disponibilizados no site da Prefeitura Municipal de Curitiba, PR. A partir da observação e identificação das falhas elabora-se um manual com uma metodologia padrão de execução a fim de prevenir possíveis erros relacionados à etapa de concretagem.

Resultados:Verificou-se que, embora tenham sido analisados poucos edifícios, os problemas mais comuns na fase de concretagem são os nichos de concretagem, causados principalmente por falhas na etapa de vibração. A prevenção por meio de treinamentos dos envolvidos no processo executivo e uma fiscalização constante nas obras são apontadas como os principais métodos de prevenção dessas patologias.

Conclusões:Muitos erros no processo de concretagem são simples e fáceis de corrigir, no entanto outros requerem uma solução mais complexa. O importante é minimizar essas imperfeições por meio de um processo construtivo eficiente para obter peças estruturais de qualidade. Com o intuito de evitar a ocorrência de falhas e elevar a qualidade do processo de concretagem, foi desenvolvido um manual de metodologia padrão baseado nas normas técnicas vigentes, autores especialistas na área e na base de dados levantadas em campo.

Palavras-chave: Concretagem. Falha. Elementos estruturais. Patologias.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador