ECONOMIA METROPOLITANA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL DE CURITIBA: MUDANÇAS NA BASE PRODUTIVA E COMERCIAL

JUNIOR, Vagner França Florentino1; MEINE, Wilhelm Eduard Milward de Azevedo2;

Resumo

Introdução:A dinâmica econômica e a especialização produtiva das metrópoles brasileiras vem sendo alterada na presente década como reflexo da crise econômica, com reflexos sobretudo em sua desindustrialização precoce e perda de dinamismo econômico, alterando o perfil produtivo e especialização internacional.

Objetivo:Este artigo tem como propósito caracterizar a inserção da metrópole de Curitiba, a RMC, na economia regional paranaense, percebendo se a metrópole comanda o desenvolvimento econômico regional ou se é o desenvolvimento econômico regional é comandado por outras articulações escalares. Isso é feito com as análises: (a) da integração econômica metropolitana de Curitiba por meio da dinâmica da composição do PIB por setor e compartimentos territoriais e (b) da integração à dinâmica econômica internacional, avaliando a composição da pauta de exportações por intensidade tecnológica.

Metodologia:Este artigo utilizou como base duas fontes de dados: IBGE SIDRA para ceder os resultados para o PIB da Região metropolitana de Curitiba, para depois, uma compilação para analisar as taxas de crescimento, e o MDIC para extrair as categorias em SH4 e convertê-las S3 para no fim gerar os valores das exportações em milhares de dólares para ao fim ser convertido em taxas de crescimento e tabelas para melhor compreensão dos resultados.

Resultados:O estudo verifica que houve uma retração no setor industrial a partir do ano de 2012, resultando em um processo de menor dinamismo associado ‘a desindustrialização nacional. Em relação à sua dinâmica internacional, observa-se uma presença de destaque para produtos de média intensidade tecnológica, indicando sua presença em cadeias globais de valor e contribuindo para recuperar o dinamismo industrial.

Conclusões:Ao fim se observa os compartimentos regionais que obtiveram mais desenvoltura econômica com o passar do tempo com relação ao setor de exportação é também se traçou as categorias dos que possuem uma melhor chance de acabar por evoluir com o passar do tempo e se tornar uma grande categoria na exportação.

Palavras-chave:Região metropolitana de curitiba. Metropolização. Composição do PIB. Exportação por intensidade de fatores.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador