A UTILIZAÇÃO DO JORNALISMO LITERÁRIO NA CONSTRUÇÃO DE CONTEÚDOS DE MODA NA REVISTA VOGUE

KOPESKI, Bruna Carolina1; CAMARGO, Paulo Roberto Ferreira de2;

Resumo

Introdução:Com o intuito de trazer uma realidade mais próxima ao leitor, o jornalismo literário utiliza de técnicas narrativas importadas da literatura e tem como gêneros o livro-reportagem, critica, crônica, perfil, biografia e entre outros. O perfil jornalístico tem como características a imersão, a humanização, a voz autoral, exatidão e a fuga do lide. Esse gênero jornalístico cumpre o papel de gerar empatias, possibilitando os leitores a se colocarem no lugar da outra pessoa, sentindo o que o outro sente, se tivesse passado pelas mesmas situações. Assim, as revistas de moda utilizam desse gênero para construir seus conteúdos com profundidade e para se aproximarem de seus leitores, pois, o jornalismo literário ajuda a reformular e ressaltar o outro lado da moda, que não se identifica apenas com o glamour e a semiótica da indumentária, mas também como função social na construção de vidas humanas. Entende-se que o jornalismo de moda é importante pois a moda é interpretada como interesse do público retratando costumes, hábitos e movimentações sociais.

Objetivo:Dessa forma, o projeto tem por objetivo compreender a influência do jornalismo literário utilizado na construção das reportagens de moda em profundidade, no qual, busca investigar elementos que sejam capazes de fazer com que essas reportagens se aproximem do leitor por meio de conteúdos menos elitizados e mais humanizados, aprofundados e de caráter menos comercial.

Metodologia:Para a realização dessa pesquisa, o procedimento metodológico utilizou da análise de conteúdo, pautada por Herscovitz (2010) buscando compreender se a revista de moda Vogue utiliza do jornalismo literário para construir seus conteúdos, avaliando dois perfis de cada revista, iniciando de agosto de 2018 até março de 2019.

Resultados:Dessa maneira, após compreender as características e os conceitos do jornalismo literário, perfil e a importância do jornalismo de moda, baseado na fundamentação teórica de autores como Lima (2009), Pena (2007), Piza (2004) Vilas Boas (2003), Joffily (1991) e Barthes (2009), foram identificados, por meio de uma tabela, todas as características do perfil jornalístico nos conteúdos analisados, além da utilização da narrativa “trajetória do herói”.

Conclusões:Sendo assim, os aspectos do jornalismo literário, presentes nas reportagens e perfis da revista Vogue, auxiliam no processo de escrita ao ponto que a construção da narrativa seja, de fato, menos comercial e mais humanizada.

Palavras-chave: Jornalismo literário. Perfil. Revista Vogue. Jornalismo de Moda.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador