EFICÁCIA COMPARATIVA DA AÇÃO ACARICIDA ISOLADAMENTE E ASSOCIADOS A ESPINOSADE E INDOXACARBE DO D-LIMONENO E ÓLEO DE NEEM SOBRE O CARRAPATO DO CÃO RHIPICEPHALUS SANGUINEUS

ZANELATTO, Sthephanie1; BECHARA, Gervasio Henrique2;

Resumo

Introdução:Rhipicephalus sanguineus é a principal espécie de carrapato que infesta os cães no mundo, incluindo o Brasil. Além de causar danos diretos aos animais, são potenciais vetores de patógenos que acometem tanto os animais como os seres humanos. Atualmente a principal forma de controle é feita por meio de acaricidas sintéticos, e seu uso indiscriminado tem levado ao desenvolvimento de resistência aos mesmos.

Objetivo:O objetivo deste trabalho foi comparar a eficácia “in vitro” e “in vivo” da ação acaricida isoladamente e em associação dos produtos sintéticos Cipermetrina e DLX-NKT aos produtos naturais D-Limoneno e Óleo de Neem (Azadirachtina indica) sobre os carrapatos do cão Rhipicephalus sanguineus e do boi R. microplus.

Metodologia:O presente projeto foi aprovado pela CEUA – PUCPR, e a parte inicial do estudo foi desenvolvida no laboratório da empresa Dexter Latina, na cidade de São José dos Pinhais -PR. Neste, foram testados os seguintes princípios ativos: Cipermetrina, Neem e DLX-NKT sobre larvas de R. sanguineus. E para a avaliação dos efeitos destes sobre os carrapatos, foi realizado o Teste de Pacote de Larvas preconizado pela FAO. Já o teste “in vivo” foi realizado com a pulverização de concentrados emulsionáveis de cada ativo em bovinos machos, tendo sido observada mortalidade de teleóginas do R. microplus.

Resultados:Os resultados obtidos “in vitro” demonstraram grandes níveis de eficácia, tanto para o óleo natural de Neem, quanto para DLX-NKT e Cipermetrina. A maior mortalidade observada ocorreu com o DLX-NKT, seguido do Óleo de Nem e do Óleo de Laranja.

Conclusões:Os resultados encontrados mostram-se promissores quanto a utilização de acaricidas naturais para o controle dos parasitas e combate a resistência parasitária. Além de apresentarem baixa toxicidade aos mamíferos, e lenta manifestação de resistência, são biodegradáveis. Desse modo, é necessário a realização de novos estudos e pesquisas tanto com a Azadirachtina indica quanto com o D-Limoneno, em vista de seus potenciais efeitos acaricidas.

Palavras-chave:Carrapatos. Acaricidas naturais. Resistência.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador