ANÁLISE CONCEITUAL DE TERMOS RELACIONADOS À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

BONAMIGO, Victória Grassi1; CARVALHO, Deborah Ribeiro 3; CUBAS, Marcia Regina2;

Resumo

Introdução:O fenômeno da violência é polissêmico. Ele é objeto de estudo de diferentes áreas do saber, apresentando diferentes conceitos a partir dos marcos teóricos utilizados nas disciplinas que o analisam. A Enfermagem adota linguagem controlada em sua prática, utilizando terminologias padronizadas, como a CIPE®, que se mostra limitada no que diz respeito ao fenômeno violência. A violência doméstica, sexual, física, institucional, psicológica e de gênero não possuem representação na CIPE®.

Objetivo:Analisar os conceitos de violência doméstica, física, de gênero, institucional, psicológica e sexual, baseado na utilização dos mesmos nas áreas da saúde, ciências jurídicas, sociais e humanas, no modelo evolucionista de Rodgers; identificar os significados, atributos, antecedentes e consequentes dos conceitos de interesse; representar os conceitos por meio de casos modelo.

Metodologia:Trata-se de um estudo de análise de conceito, no qual é utilizada a abordagem evolucionista de Rodgers. Foram selecionados seis conceitos de interesse: violência doméstica, violência sexual, violência de gênero, violência física, violência psicológica e violência institucional. Os dados foram coletados a partir do Portal de Periódicos CAPES, a busca foi realizada por meio de descritores estruturados. Foram inclusos artigos publicados no ano de 2018 que apresentação definição de um dos conceitos de interesse. Os dados coletados foram organizados em tabelas e, posteriormente, os antecedentes, atributos e consequentes de cada conceito foram identificados. Os casos modelos foram montados apresentando todos os antecedentes, atributos e consequentes do conceito de interesse.

Resultados:O conceito de interesse “violência institucional” foi excluído do escopo da pesquisa devido a baixo número de definições encontradas. Termos relacionados a poder, dominação e gênero foram comuns em grande parte das análises conceituais, explicitando o vínculo que a violência possui com estas questões. Danos psicológicos foram apontados como consequente de todos as tipologias de violência que foram analisadas.

Conclusões:Apesar do objetivo desta pesquisa ser analisar individualmente cada termo de interesse, notou-se possíveis relações entre as diferentes tipologias de violência, as quais devem ser investigadas em pesquisas futuras.

Palavras-chave:Violência. Terminologia. Terminologia Padronizada em Enfermagem. Violência Doméstica

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador