DISSERTAÇÕES E TESES DO PPGE/PUCPR-2017 EM INTERFACE COM A ‘FORMAÇÃO DE PROFESSORES’

LIMA, Thalita Vianna de1; ENS, Romilda Teodora2;

Introdução:A pesquisa intitulada “Dissertações e teses do PPGE/PUCPR-2017 em interface com a formação de professores” vinculada ao projeto de pesquisa “Políticas de Formação de Professores: representações sociais sobre inserção, trabalho docente e profissionalização no espaço escolar”, relacionado ao Grupo de Pesquisa POFORS - “Políticas, Formação do Professor, Trabalho Docente e Representações Sociais” do PPGE/PUCPR, integrante da Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente e coordenado pelo CIERS-ed/FCC.

Objetivo:Realizar um estudo do tipo “Estado da Arte”, a fim de identificar as Teses e Dissertações produzidas em 2017, pelos mestrandos e doutorandos do PPGE/PUCPR e sistematizar a produção resultante das pesquisas, apontando aspectos estudados, silenciados, efeitos/impactos e representações dos pesquisadores sobre o processo de formação do professor.

Metodologia:O aporte metodológico utilizado constitui-se de um estudo do tipo Estado da Arte, o qual oportunizou levantamento e revisão do conhecimento produzido sobre a temática em questão. Após a sistematização, os resumos foram submetidos ao software IRAMUTEQ que permitiu visualizar quais as palavras que obtiveram destaque nas pesquisas a partir de uma nuvem de palavras e possibilitou também a obtenção de uma análise de similitude, contribuindo para a identificar a conexão entre os termos em destaque.

Resultados:Foram disponibilizados pela Secretaria do PPGE da PUCPR uma relação das teses e dissertações defendidas no ano de 2017. Foram encontrados um total de 24 teses e 41 dissertações. A partir desse levantamento, foi realizado um quadro organizando os trabalhos em: nome, orientador e título. Esse quadro foi utilizado para dar sequencia a pesquisa. Os 65 trabalhos foram submetidos ao IRAMUTEQ a fim de resultar em uma nuvem de palavras e uma análise de similitude. Com a nuvem de palavras, obteve-se evidência nas palavras Pesquisa, Educação, Ensino e Estudo. E como resultado da análise de similitude, tivemos conexões entre pesquisa, educação, professor e estudo. Assim, compreende-se que os trabalhos defendidos evidenciam seus estudos nas áreas da educação vinculados a pesquisa, a formação seja ela inicial, continuada ou o próprio exercício docente e abordam questões voltadas ao estudo e ensino.

Conclusões:O estudo possibilitou conhecer e explorar acerca da formação – inicial e continuada - de professores, contribuiu para o conhecimento da legislação e os marcos legais de 1996 a 2018 que envolvem a formação docente e por fim, proporcionou uma reflexão acerca da necessidade de se pensar e pesquisar cada vez mais sobre a formação docente. A metodologia utilizada e a proposta de submissão ao IRAMUTEQ, possibilitou ampliar o conhecimento sobre a diversos temas relacionados a educação e as temáticas que foram pesquisados com maior ênfase no ano de 2017.

Palavras-chave: Estado da arte. Formação de professores. Educação.