ESTUDOS DE DISCLOSURE EM RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DE COOPERATIVAS.

ROCHA, Vitoria Pereira1; LIMA, Edson Pinheiro de2;

Resumo

Introdução:A ascendência de relatórios de sustentabilidade, torna necessário o desenvolvimento do disclosure, o qual sinaliza às partes interessadas o compromisso e desempenho em todas dimensões da sustentabilidade. Grande parte do disclosure utiliza como base as diretrizes de referência mundial do Global Reporting Initiative (GRI).

Objetivo:Este estudo tem como intuito “Propor um processo para análise de disclosure em relatórios de sustentabilidade de cooperativas” e como objetivos específicos, descrever nas suas variáveis e relações constituintes um modelo para a análise de disclosure em relatórios de sustentabilidade de cooperativas; caracterizar os parâmetros de avaliação de disclosure considerando as dimensões econômica, ambiental e social da sustentabilidade, bem como os mecanismos de governança e coordenação; e aplicar o processo de análise de disclosure a um conjunto de relatórios de sustentabilidade de cooperativas.

Metodologia:A partir da Revisão Sistemática da Literatura foi proposto um processo para análise de disclosure de sustentabilidade em cooperativas, o qual utilizou a abordagem por processos para desenvolver o procedimento, seguido da seleção das cooperativas agroindustriais e então a aplicação do processo desenvolvido.

Resultados:O procedimento do processo deu origem a etapas, passos e folhas de tarefa, garantindo assim o fluxo a ser seguido na aplicação do processo. O conteúdo do disclosure levou em conta os tópicos gerais do GRI e os indicadores desenvolvidos no estudo "O Desempenho em Sustentabilidade de Operações de cooperativas". Além de selecionar as cooperativas agroindustriais da região sul e sudeste, com relatórios anuais ou de sustentabilidade disponíveis, para posterior aplicação do processo de análise de disclosure.

Conclusões:O trabalho possibilitou a elaboração de um processo para análise de disclosure em relatórios de sustentabilidade, com uma certo ineditismo pela sua aplicação em cooperativas. Para posteriores estudos indica-se o aprimoramento do processo a partir de visitas técnicas para validar os resultados da verificação dos relatórios e avaliação do processo, conforme os critérios de usabilidade, factibilidade e utilidade.

Palavras-chave: Disclosure. Cooperativa. GRI. Sustentabilidade.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador