IDENTIFICAÇÃO DOS ASPECTOS DA SUSTENTABILIDADE SOCIAL NA RECICLAGEM DO CONCRETO SOB A ÓTICA DO CICLO DE VIDA - UM ESTUDO DE CASO

AMARAL, Guilherme Oliveira1; MATTIODA, Rosana Aparecida Adami2;

Introdução:Sob a ótica do ciclo de vida social e ambiental, reciclar o concreto residual é a alternativa que apresenta benefícios ambientais mais aparentes, bem como muitas outras vantagens. A reciclagem do concreto preserva os recursos naturais, pela redução da demanda de matéria-prima. Contribui na redução do volume de material descartado nas áreas de depósito. Reduz a emissão de gás carbônico na atmosfera, proveniente da produção de cimento, pela adição de concreto reciclado no processo. Mediante este cenário, o projeto de pesquisa busca responder a seguinte questão problema: Na reciclabilidade do concreto, sob a ótica dos stakeholders, quais os aspectos sociais da sustentabilidade são considerados?

Objetivo:O objetivo geral desta pesquisa é identificar os aspectos sociais, ambientais e econômicos da reciclagem do concreto, sob a ótica do ciclo de vida. Tendo como objetivos específicos do relatório parcial: a)Estudar e atualizar os conceitos sobre a sustentabilidade, dimensão social e reciclabilidade na indústria da construção civil; b)Mapear e identificar os aspectos sociais dos stakeholders na visão do ciclo de vida do concreto; c)Analisar os aspectos sociais na implantação de usinas de reciclagem de construção civil; d)Desenvolver e validar plano amostral de pesquisa.

Metodologia:A revisão sistemática – utilizada no presente estudo – é uma forma de pesquisa que utiliza como fonte de dados a literatura sobre determinado tema. Os artigos analisados foram coletados no Portal Brasileiro de Periódicos CAPES. O método preferencial escolhido para a pesquisa foi o “Estudo de Caso”. Um formulário contendo perguntas específicas sobre o tema foi enviado, via email, para uma empresa de reciclagem, da região de Curitiba, PR.

Resultados:Indústrias do ramo da sustentabilidade necessitam adotar e diversificar mais sistemas em relação a aspectos sociais, levando em consideração os stakeholders envolvidos. O produto a ser reciclado, o material abordado na pesquisa (concreto), deve ser manipulado em torno dos conceitos relacionados as bases mais importantes da sustentabilidade, evolvendo aspectos ambientais, econômicos e sociais. Conceitos esses que devem ser observados e estudados em todo do ciclo de vida. E não menos importante, a relação direta dos stakeholders com essas perspectivas diferentes para o produto.Aspectos sociais, como a promoção da empregabilidade, o desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários, salário justo e direitos trabalhistas, As referências bibliográficas atualmente existentes e que abordam os aspectos sociais na indústria da construção civil são bastante limitadas e as discussões ainda são vagas por mais que o assusto possa parecer bastante amplo.

Conclusões:Esta pesquisa analisou apenas uma empresa, como estudo de caso. Seria interessante como forma de desenvolver e disseminar desse conhecimento através de uma maior aplicabilidade do protocolo de pesquisa, analisando mais empresas. O ideal seria uma replicação de pelo menos 5 empresas do ramo da reciclagem.

Palavras-chave:Reciclagem do concreto. Sustentabilidade social. Ciclo de vida do concreto.