PESQUISANDO EM JORNAIS: TEXTOS ESPARSOS DE FRANKLIN TÁVORA NA IMPRENSA DO SÉCULO XIX

SOUSA, Kelly Schuebel de1; KAVISKI, Ewerton de Sa2;

Introdução:As obras de Franklin Távora já não são de grande circulação, seja entre o grande público, seja no meio acadêmico.

Objetivo:Diante disso, a pesquisa buscou recuperar textos críticos do escritor nordestino, na tentativa de entender seu projeto literário para o Brasil e as suas teorias e discussões sobre a literatura brasileira. Foram resgatados os textos de teor literário da Revista Brasileira, nos anos em que Távora esteve a frente do corpo editorial (1879-1881).

Metodologia:A leitura e discussão desses textos e a digitação de alguns deles, respeitando a ortografia vigente no século XIX, foram feitas com base nas questões suscitadas dentro das próprias “Notas bibliográficas” de Távora e das formulações, conceitos e categorias presente nas obras de Erich Auerbach, Antonio Candido e Wilson Martins, que serviram de fundamentação teórica para a pesquisa.

Resultados:Com base nesses autores, foram escolhidas as categorias de correntes críticas literárias, pensadas por Auerbach, mapeadas por Candido e trabalhadas ao modo de Wilson Martins, sendo elas: a “crítica nacionalista”, a “crítica histórica”, a “crítica retórica” e a “crítica viva”. Ainda que sejam tratadas separadamente dentro da crítica literária, essa correntes se entrelaçam, formando os princípios críticos que norteiam as análises de Franklin Távora; tudo isso em virtude do esforço do autor em criar um cânone. Távora permeia suas análises não só com discussões estéticas, mas com fundamentos para a formalização de uma tradição literária que já existia no Brasil, mas que ele, e toda sua geração, tentava elaborar no discurso, no anseio de estabelecer a identidade nacional através dos textos literários.

Conclusões:Ao mesmo tempo em que se colocava no papel social de formar um público leitor adequado, e se utilizava da Revista Brasileira também para isso, já que a considera um meio de comunicação propício para essa formação, e no estabelecimento de uma tradição literária brasileira, haveria, então um público preparado para receber esses textos literários.

Palavras-chave: Franklin Távora. Crítica literária. Revista Brasileira. Tradição literária.