ALTERIDADE, COMO CAMINHO PARA A HUMANIZAÇÃO DO AMORPROJETO DE

WIPPEL, Lucas1; BORGES, Valdir2;

Resumo

Introdução:Emmanuel Levinas (1906-1995), ficou conhecido como o pensador da alteridade, e procura reconstruir a subjetividade não mais na perspectiva do sujeito soberano, com um domínio total de si, mas na perspectiva de edificação de uma subjetividade acolhedora, exposta e vulnerável ao outro. Contrastando com o pensamento tradicional, em que preponderou uma postura de marginalização da dimensão da alteridade e uma supervalorização do eu, o pensador franco-lituano implicou um sentido para a alteridade a partir de uma nova perspectiva.

Objetivo:Na perspectiva de Levinas, encontrar a humanidade do eu, que só é possível diante do outro, essa relação estabelecida é uma relação ética, a qual abre espaço para o tema central dessa pesquisa. A alteridade como caminho para a humanização do amor, revelado frente ao outrem.

Metodologia:A partir de uma pesquisa bibliográfica do autor e o tema em voga apresentado. Uma análise e estudo do acolhimento feito na Comunidade Bethânia, a qual caracteriza o acolhimento prestado como ‘amor acolhedor’.

Resultados:A alteridade é um elemento constitutivo da subjetividade ética. A abordagem da alteridade em Levinas situa-se em um registro que pretende mostrar que a presença irredutível do outro inquieta constantemente a autonomia do eu, chamando-o à responsabilidade ética. Ao romper com a forma tradicional de pensar, Levinas o faz por já estar compromissado com a questão do outro. Desta forma, a filosofia para ele não teria outro sentido se não fosse uma ética pensada no outro.

Conclusões:É o outro que dá sentido à minha existência. Ele me convoca a um sair de mim mesmo para ir ao encontro à sua realidade. A medida que o ‘eu’ se abre para o ‘outro’ e busca diante desse outro, em uma atitude de acolhida e bondade, a vida vai como se revelando em mais vida. O outro nos desacomoda, e em sua dor nos provoca. O outro nos dá sentido.

Palavras-chave: Alteridade. Levinas. Acolhimento. Outro.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador