A PERCEPÇÃO VISUAL DE ALTERAÇÃO NA COLORAÇÃO DO CANINO NO LUGAR DO LATERAL AUSENTE: ESTUDO POR MEIO DO RASTREAMENTO DO OLHAR

BUENO, Paulo Henrique1; OLIVEIRA, Pedro Emanoel da Silva 3; GASPARELLO, Gil Guilherme 3; BORDIN, Rafael Wolanski 3; MIYOSHI, Caio Seiti 3; BASTOS, Susiane Queiroz 3; MEIRA, Thiago Martins 3; TANAKA, Orlando 3; MOURA, Lara Karolina Guimarães Ribeiro2;

Resumo

Introdução:O rastreamento do olhar é um sistema, utilizado na Odontologia, que capta os movimentos oculares. A inclinação do plano oclusal é uma característica que deve ser avaliada em qualquer avaliação da estética do sorriso. Pode ser observado tanto no plano frontal quanto obliquamente, sempre quando os lábios estão relaxados, mas mais claramente no sorriso. Os leigos representam o universo das pessoas sem conhecimento técnico específico, mas é o grupo mais importante, porque a sua opinião é a força orientadora para a mudança nos padrões de avaliação estética.

Objetivo:Avaliar o efeito da rotação do plano oclusal em diferentes graus com observadores leigos, por meio do rastreamento do olhar a percepção visual da estética.

Metodologia:Imagens da face dos sexos masculino e feminino com sorriso no qual foram adicionadas as rotações no plano oclusal nas magnitudes de: 0°, 2°, 2,5° e 3°, feminino para esquerda e masculino para a direita com o Photoshop CC, nas hemiarcadas direita no sexo masculino e esquerda no sexo feminino. Sessenta observadores leigos realizaram o rastreamento do olhar com o hardware TheEyeTribe e o software Ogama e foram obtidos os dados do mapa de calor e a trajetória do olhar.

Resultados:O rastreamento do olhar mostrou que os participantes leigos formaram um triangulo entre o olho direito, esquerdo e a boca com maior fixação nos olhos. Os resultados mostram que leigos e clínicos gerais consideram o plano oclusal mais aceitável que o ortodontista, denotando que a profissão dos avaliadores afetou a avaliação da estética do sorriso quando uma rotação do plano oclusal estava presente. Ortodontistas, odontopediatras e leigos detectam discrepâncias estéticas dentárias específicas em diferentes níveis de desvio, o que pode auxiliar o profissional de Odontologia a fazer recomendações específicas de tratamento.

Conclusões:Os participantes leigos não foram capazes de perceber a rotação do plano oclusal localizado na hemi-arcada direita no sexo masculino e na esquerda no feminino.

Palavras-chave:Percepção visual. Rastreamento. Estética

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador