APLICAÇÃO DE MODELOS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E RISCOS FINANCEIROS EM COOPERATIVAS DE SAÚDE

SILVA, Rogério Edivan da1; MOREIRA, Vilmar Rodrigues2;

Resumo

Introdução:No âmbito das finanças, o risco está associado à chance do resultado real ser diferente do esperado, sobretudo se esse resultado for negativo. Neste caso, o risco financeiro está estritamente relacionado ao desempenho econômico-financeiro da organização. A análise de desempenho permite avaliar uma das consequências mais importantes do risco financeiro, que é a possiblidade de insolvência.

Objetivo:O projeto tem como objetivo aplicar modelos de avaliação de desempenho e riscos financeiros em cooperativas de saúde.

Metodologia:Foram avaliados modelos de previsão de insolvência de Elisabetsky, Matias, Kanitz, Altman, Baidya e Dias, Silva e Guimarães e Alves no cenário das cooperativas de saúde no Brasil a fim de evidenciar o modelo que melhor se enquadra no segmento. A análise foi realizada com dados secundários obtidos da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) referentes ao período de 2011 a 2016. Para realização do projeto, foi selecionada uma amostra com 317 cooperativas UNIMED. Os modelos foram submetidos a uma análise cruzada, aferindo o índice de assertividade de cada modelo por meio da razão entre o número de acertos em previsões de solvência e insolvência e o total de análises realizadas.

Resultados:O modelo que apresentou maior índice de assertividade foi o modelo de Matias, possuindo um índice geral de 82,76%, ficando a frente do modelo desenvolvido exclusivamente para operadoras de saúde do Brasil de Guimarães e Alves.

Conclusões:Ao término do projeto conclui-se que dentre os modelos analisados, apenas os modelos de Matias (1978) e Guimarães e Alves (2009) apresentam um grau de assertividade aceitável e podem ser considerados aptos a serem utilizados na análise de solvência das operadoras de saúde. Esses modelos apresentaram graus de assertividade de 82,76% e 80,54%, respectivamente. Mas pode-se afirmar que o modelo de Guimarães e Alves frustra as expectativas, visto que foi construído unicamente para as operadoras de saúde, ficando atrás de um modelo utilizado em diversos segmentos.

Palavras-chave: Desempenho financeiro. Riscos financeiros. Análise de solvência. Cooperativas de Saúde.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador